domingo, 10 de maio de 2020

GATO NÃO MORREU DE COVID-19 NA ESPANHA, ATESTAM VETERINÁRIOS




AVISO importante para amantes de gatos: NÃO MORREU de covid-19, há uma semana, o gato que vivia com uma família infectada pela doença na Espanha. 

Publicação do dia 8 de maio no jornal "El País" diz : 

"O gato tinha uma doença cardíaca genética conhecida como cardiomiopatia hipertrófica, que pode levar à morte súbita. Nenhum dos problemas encontrados no gato era compatível com uma infecção por covid-19. Em outras palavras, o vírus não teve nenhum impacto em sua saúde, segundo os veterinários". Leia a matéria completa AQUI 

Estou fazendo esse alerta antes que essa notícia comece a pipocar em vários portais no Brasil de forma equivocada e irresponsável dizendo que o gato morreu de covid. Não foi.

O corpo do gato foi analisado no Centro de Pesquisa em Saúde Animal (Cresa), em Barcelona. Ele tinha quatro anos de idade, se chamava Negrito e sofria de insuficiência cardíaca. Foi levado ao veterinário porque estava com dificuldade para respirar. Devido à gravidade do estado os veterinários optaram por induzí-lo à morte.

Nos exames foi encontrada uma carga "MUITO BAIXA" de covid-19, incapaz de causar a morte do animal. Já se sabe que o contato próximo entre pessoas infectadas e animais domésticos pode levar a uma contaminação pelo "contato", mas não ao desenvolvimento da doença. 

                                                     Foto Gitti Lohr/Pixabay

A reportagem cita a conclusão dos veterinários: 

"Esses são achados incidentais e não há evidências de que os gatos possam adoecer ou morrer de coronavírus"

Destaco ainda da matéria do "El País": 

Víctor Briones, professor de saúde animal da Universidade Complutense de Madri disse: "O Covid-19 é uma doença humana, como visto por milhões de casos, enquanto o número de casos de animais pode ser contado em duas mãos. As pessoas precisam deixar claro que, em pouquíssimos casos conhecidos, o gato sempre foi o receptor da transmissão, não há evidências de que possa transmiti-la a uma pessoa".

Valentina Aybar, presidente do grupo de especialistas em felinos da Associação Veterinária de Especialistas em Animais Pequenos, acrescentou: “Temos que enviar uma mensagem de calma a todos que possuem gatos. Esses são achados incidentais e não há evidências de que os gatos possam adoecer ou morrer de covid-19".

ATENÇÃO: Sabemos que basta uma informação errada ou mal explicada para causar enorme prejuízo aos animais. Os gatos, em particular, já sofrem bastante preconceito. Então guardem bem as conclusões acima sobre o gatinho que morreu na Espanha para passar a informação correta dos fatos. 

Vale ressaltar que cães só podem contrair o coronavírus canino e os gatos o felino. Nenhum deles é transmissível aos humanos.

Foto de abertura Valeria Janno/Pixabay (meramente ilustrativa - não é o gato espanhol)

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...