sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Semana Pet Ipiranga: vacinação gratuita e orientações sobre castração e microchipagem

Neste domingo (3/10), véspera do Dia Internacional dos Animais, tem início a Semana Pet Ipiranga promovida pela Sub-Prefeitura do bairro. No dia 3 a ação acontece das 9h às 16h, na Rua dos Patriotas, junto da Feirarte (tradicional feira de artesanato), bem ao lado do Museu do Ipiranga.

"Uma equipe da Zoonoses estará orientando sobre castração nas entidades públicas e como proceder para colocar chip nos pets. De 4 a 8 de outubro, a Semana Pet continuará no estacionamento da sede da Sub-Prefeitura do Ipiranga com vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos", explica o sub-prefeito Adinilson Almeida. 

Atenção: Sub-Prefeitura fica na Rua Lino Coutinho, 444.

O encerramento da Semana Pet acontece no dia 10 (ou 12 se chover domingo), novamente na Rua dos Patriotas, com a Feirinha Pet-Solidária onde ONGs de proteção animal estarão vendendo produtos para angariar renda e colocando cães para adoção. A população também poderá levar até o local doação de ração, medicamentos e acessórios para pets.

Vacinação Antirrábica segundo instruções do CCZ:

  • A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis. Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

 Outras informações:

  • Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.



CUIDADO ESPECIAL COM GATOS:

Os técnicos do CCZ são treinados para vacinarem gatos mantidos dentro da caixa de transporte. Não solte seu gato. Não confie que seu gato não escapará só porque ele é manso. Gatos se estressam e se assustam ao ar livre e, especialmente, com latidos de cachorros. Peitoral com guia é outra medida interessante, pois, caso o gato consiga pular da caixa de transporte não conseguirá fugir. Procure não deixar o gato próximo de cães. Aguarde o momento mais tranquilo para submetê-lo à vacina.

Entenda a Microchipagem



São 30 milhões de animais nas ruas do Brasil segundo estatística da OMS – Organização Mundial de Saúde, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Mas nem todos nasceram nas ruas ou foram abandonados.  Na verdade, boa parte deles se perdeu e nunca mais foi encontrada pelos tutores. 

O microchip é um aliado na busca por uma animal perdido, pois, mesmo que ele passe muito tempo nas ruas e mude bastante de aspecto, o microchip proporcionará seu retorno ao lar.

Além disso, em alguns países como EUA e Japão, a exigência de microchip nos animais de estimação visa desestimular o abandono já que, uma vez capturado, o responsável pode pagar multa por ter tentado se livrar do cachorro ou gato e responder por crime de abandono.

A microchipagem consiste na implantação de um dispositivo eletrônico subcutâneo do tamanho de um grão de arroz no dorso do animal. O método utiliza um aplicador especial e é indolor. O microchip não precisa de nenhum tipo de recarga e nem ser substituído de tempos em tempos (dura toda a vida), não tem restrição por idade ou condição de saúde, e não provoca alergias ou desconforto.

A microchipagem gera um número que o tutor, em seguida, cadastra em bancos de dados, com informações sobre o animal como idade, registro de vacinas, histórico de doenças e medicações

Vale lembrar que, no caso de animal supostamente perdido, o dispositivo não funciona como um GPS e precisa ser submetido a uma leitora de microchip para ser acionado. A leitora mostra o número que deve ser checado em bancos de dados a fim de localizar o tutor.

Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, de cultura e turismo, especializada em animais de estimação. Presta consultoria sobre gatos perdidos
Desenvolve fotolivros literários com crianças e animais. Seu bichinho também pode ter um Mi-Au Book  todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...