segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Imagem de Gorila da Montanha de 40 anos vence importante concurso internacional de fotografia

"REFLEXÃO" é o título dado à imagem de Kibande - um gorila da montanha que vive há 40 anos numa área protegida de Uganda. Essa perfeita combinação entre palavra e imagem merecia mesmo vencer na categoria "Retratos de Animais" do Concurso Internacional "Fotógrafo da Vida Selvagem" edição 2021. 

A foto é de Majed Ali que captou essa sensível e poética cena de Kibande tomando chuva. 

De fato, pela expressão de seu rosto, o gorila parece estar refletindo sobre algo ou será que a "Reflexão" que dá nome à foto é um convite para os humanos pensarem a cerca de seus parentes mais próximos, observando sem arrogância como eles são tão emocionais e expressivos quanto nós?

Alguns podem perguntar: mas como é que o fotógrafo sabe o nome do gorila e como é que esse gorila tem um nome próprio?

Em Uganda e também na República Democrática do Congo existem Organizações Internacionais tentando preservar as poucas famílias de gorilas das montanhas que restam no mundo. A população dessa espécie é minúscula: cerca de 1.500 indivíduos no total. E como essas famílias são monitoradas por guardas florestais elas recebem denominações e seus membros um nome próprio.

Kibande pertence a alguma família de Uganda que já é visitada por turistas. Daí a possibilidade de se tirar uma foto como essa que, diga-se de passagem, é mesmo magnífica.

Veja os vencedores de outras categorias acessando AQUI

Texto: Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 
Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, de cultura e turismo, especializada em animais de estimação. Presta consultoria sobre gatos perdidos e desenvolve fotolivros literários com crianças e animais.  Seu cãozinho ou gatinho também pode ter um fotolivro MI-AU Book todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...