quarta-feira, 5 de julho de 2023

Depois de tragédia, cães e gatos de aldeia indígena de São Sebastião (SP) serão castrados


Os cerca de 280 animais que vivem com os indígenas da Aldeia Guarani Rio Silveira, na Praia de Boraceia, em São Sebastião, litoral norte de SP, estão na mira da Santa Causa de Misericórdia Animal (SCMA) para castração. A ONG se prontificou, junto com protetores locais,  a promover o controle populacional de cães e gatos, e um mutirão está agendado para o próximo sábado, 8 de julho.


A Aldeia Guarani Rio Silveira sofreu com as enchentes que assolaram São Sebastião recentemente e, além desse cuidado com os animais, são feitas arrecadações de alimentos e outros itens de necessidade básica, além, é claro, de ração e insumos para os atendimentos veterinários.

Segundo o veterinário Robson Léporo, fundador da SCMA e presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de SP, a aldeia tem cerca de 600 indivíduos das etnias Guarani, Tupinambá e Pataxó. São 240 famílias e 300 crianças.


Os veterinários, voluntários e protetores locais são sempre recebidos com rituais alegres, bem coloridos e sonoros. 


A Aldeia também confecciona itens decorativos que podem ser vistos no instagram @aldeiraguaraniriosilveira 




A SCMA atua também em outras frentes incluindo animais silvestres (vide foto abaixo), conforme relata o Dr Robson:

"Desde sua fundação tem oferecido serviços de resgate de animais em situação de maus-tratos ou acidentados, tem promovido juntamente com as clínicas parceiras, campanhas de castração, vacinação, estética animal e arrecadação de alimentos.

A clínica social da Santa Causa de Misericórdia Animal, tem como objetivo oferecer atendimento veterinário de qualidade aos mais diversos públicos realizando, inclusive, consultas veterinárias a baixíssimo custo ou até de graça, tudo em prol da causa animal.


A SCMA 
oferece apoio à capacitação técnica especializada, implantando e atuando em cursos livres, como “Curso de Auxiliar Veterinário”, “Curso de Banho e Tosa”, “Curso de Técnicas Cirúrgicas”, Palestras, Workshops e quaisquer outros títulos que se façam necessários conforme necessidade de mercado, tendência e novas técnicas de mercado.

Além, é claro, da missão em si, ou seja, somos uma instituição para proteção animal e está em nosso DNA o resgate e a luta por bons-tratos".

ATENÇÃO: Você também pode colaborar financeiramente ou participar do projeto da SCMA na Aldeia Guarani Rio Silveira de outras formas acessando o site da ONG AQUI

 

Fotos: Cedidas pela SCMA

Texto: Fátima Chu🌎Ecco jornalista, escritora, consultora da @buscacats 😻e fundadora da editora @miaubookecia 🐶🐱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...