sexta-feira, 28 de julho de 2023

Fotógrafo Carlos Filipe cria projeto para incentivar a adoção de animais (Im) perfeitos. Genial!

Antecipando o Dia Nacional do Vira-Lata, comemorado em 31 de julho no Brasil, apresento o trabalho do fotógrafo português Carlos Filipe Assunção que, com seu olhar sensível e ao mesmo tempo técnico, tem ajudado vários animais deficientes físicos ou que sofreram lesões devido a maus-tratos, a serem "vistos" e amados. 

Aliás, o termo "vira-lata" não existe em Portugal. Lá eles chamam animais sem raça definida de "rafeiro".


Carlos Filipe trabalha com books de animais domésticos produzindo encantadoras fotos em estúdio e reservou um espaço na sua vida para ajudar voluntariamente, por meio da sua profissão, animais "especiais", muitas vezes com passados arrepiantes, e que dificilmente são adotados em abrigos de ONGs como a Adap - Associação de Defesa dos Animais de Portimão , Pata Ativa , Cadela Carlota , Rescue Algarve - ARA e Pata Faro , dentre outras (todas de Portugal).


O projeto "Amigos (Im) Perfeitos", criado por ele antes da pandemia e que em agosto será tema de exposição em Tavira (Portugal), tem o objetivo de conquistar o coração de pessoas que possam adotar cães e gatos em condições que necessitam de muita dedicação e cuidados.


A inspiração do projeto veio do cãozinho Boris que Carlos Filipe adotou ainda quando filhote. Tudo correu bem até a fase adulta, quando Boris desenvolveu uma doença que desencadeia muitas reações alérgicas e exige tratamento diário. Foi então que o fotógrafo percebeu que, como ele próprio fez, precisava motivar outras pessoas a darem qualidade de vida a animais de abrigos em condições de saúde mais complicadas.


 Em entrevista, ele me escreveu:

"A minha vida neste momento divide-se entre o meu estudio fotografico para animais de estimação e percorrer abrigos a fotografar animais para ajudar na sua adopção. Devo tudo isso ao meu cão Boris porque, quando o adotei, me mostrou todo este mundo. Interessei-me pelos animais diferentes porque são os que ficam sempre no final na hora de escolher. Por medo, insegurança... não sei... e gosto de mostrar a sua beleza para que ganhem novas familias e as pessoas vejam que existe beleza até na imperfeição".

"Os animais mudam nossas vidas e já nem lembro mais de minha vida antes de adotar o Boris. Apesar de suas imperfeições, para mim ele é o cão mais perfeito do mundo", comenta.

Conheçam Carlos Filipe e o cão Boris nesse engraçado vídeo em que o fotógrafo fala de sua próxima exposição na Biblioteca Municipal de Tavira. A atuação do Boris no vídeo é genial:

O fotógrafo também faz vídeos com adotantes desses "amigos (im) perfeitos" e garanto que vocês irão se emocionar com a história do Leão que passou 10 anos acorrentado e ainda teve seus olhos atingidos por ácido. Felizmente seu sofrimento foi interrompido pelo movimento "Quebra a Corrente" cujo trabalho pode ser conhecido no instagram https://www.instagram.com/quebraacorrente

Leão conseguiu um magnífico lar onde, apesar de sua idade mais avançada, portou-se como uma criança, alegre e brincalhona, colocando em prática toda a infância  de carinho que ele merecia ter tido, mas não teve.

Vejam o vídeo muito lindo do Leão:



Veja mais:
Conheça mais do projeto "Amigos (Im) Perfeitos" acessando o facebook https://www.facebook.com/amigosimperfeitos  e o canal do YouTube https://www.youtube.com/@carlosfilipefotograf . O trabalho completo de Carlos Filipe você acessa em www.cfilipe.pt e tem o instagram https://www.instagram.com/carlosfilipefotografia/



Pesquisa e Texto: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista e escritora, consultora da @buscacats 😸 e fundadora da editora www.miaubookecia.com 🐶🐱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...