terça-feira, 4 de julho de 2023

Como as aves se protegem do frio durante o inverno?

Madrugadas com 7 graus... às vezes 5 graus ou até menos. E como será que as aves brasileiras, acostumadas a esse país ensolarado, se protegem das baixas temperaturas no inverno? Certamente não é com o cachecol que deixa ainda mais graciosa essa imagem de um "sébito-de-noronha" fotografado por Ciro Albano.

Quem explica é a SAVE Brasil, que há 15 anos trabalha na conservação das aves e dos ambientes, conectando as pessoas à natureza. 

Vejam que interessante:

"No inverno, todos querem apenas hibernar debaixo das cobertas. Mas para nossos amigos voadores, essa não é uma opção viável. Como as aves não podem acumular muita gordura devido ao voo, elas desenvolveram outras estratégias para enfrentar o frio.

Com a chegada do inverno, muitas criaturas migratórias deixam suas áreas de reprodução em busca de regiões com temperaturas mais amenas e maior disponibilidade de alimentos. É como se animais que vivem no sudeste voassem para a região Amazônica em busca de melhores condições.

A fim de escapar do frio, pássaros que habitam altitudes elevadas nas serras do Sudeste, como o beija-flor-rubi, o beija-flor-de-papo-branco e a saíra-lagarta, descem para áreas mais baixas, onde o clima é mais suave.

Além disso, o inverno é uma estação que nos proporciona a oportunidade de observar um fenômeno incrível no mundo das criaturas aéreas: os bandos mistos!

Esses grupos são formados por diferentes espécies que se unem para buscar alimento juntas. Além de reduzir o risco de serem capturadas por predadores, estar em grupo aumenta a chance de capturar presas que poderiam escapar de um único membro do bando.

Surpreendente, não é mesmo? O inverno é uma estação fantástica tanto para os seres voadores quanto para nós!".

E atenção 🐦: se você AMA pássaros 🐤 tem muito mais coisas para ver e aprender no site da SAVE (www.savebrasil.org.br), instagram savebrasil ou facebook

São vários projetos e eventos, inclusive o "Vem Passarinhar Sampa"  🐥com observação de aves nos parques municipais. Participe!

Ah... e embora o talentoso Ciro Albano dispense apresentações, não poderia deixar de recomendar que vejam as belíssimas fotos de aves e outros animais no instagram https://www.instagram.com/ciroalbano/

Texto: Fátima ChuEcco🌎 jornalista, escritora, consultora da @buscacats e fundadora da editora @miaubookecia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...