sábado, 29 de julho de 2023

Dia do Vira-Lata é comemorado em 31 de Julho. E esses aqui merecem uma homenagem!


Bebê e Happy circulam todos os dias pelo bairro do Ipiranga, em SP, na carroça do Seu Paraná. São dóceis e aceitam de bom grado a carona depois de boas caminhadas com o tutor que recolhe material usado para vender ou reciclar.

"Paraná dos Cachorrinhos", aliás, já é famoso na região. Ele mora numa comunidade e comenta que a vida que já não era fácil, anda mais difícil. "Estou conseguindo pouca doação de material e estão pagando menos ainda. Às vezes ganho só 5 reais por coisas como essas", diz ele apontando para a carroça que tem colchões velhos, pneu e alguns materiais plásticos.


Happy é filho de Bebê e representa o típico vira-lata caramelo brasileiro. Bebê já tem 10 anos e está mancando devido a um ataque que sofreu de outro cão da comunidade. 

Seu Paraná explica que seus cães são da paz e recentemente até "adotaram" uma gatinha - ele mostra no celular a foto dela todo orgulhoso. Mas tem cachorro bravo no pedaço e Bebê infelizmente foi vítima.


Pergunto se ele tem ajuda de alguma veterinária. Diz que já teve mais, porém hoje em dia anda com pouco apoio... tem que pagar se quiser ser atendido e, no momento, ele não pode. Acrescenta que Happy também não está bem: "Ele tem tosse noturna e vou tentar um remédio caseiro que me passaram".


Ele também procura no celular foto de um outro cão que ele anda alimentando: "Esse aqui ó, pretinho, tô dando comida pra ele porque o dono dele foi preso. Então ele fica na rua esperando alguma comida. Não briga com meus cães".

Bebê, Happy e Paraná dormem juntos. Dividem as dificuldades do dia a dia e também as alegrias.

A vida de Paraná é igual a de tantos outros moradores de rua que têm como únicos, mas fiéis companheiros, os cães conhecidos como "vira-latas" e que muitas vezes, apesar da fome e do frio, se recusam a ir para abrigos porque são impedidos de levar os amigos peludos.

O apelido vira-lata, para nomear cães sem raça definida (SRD), nasceu na época em que as pessoas ainda colocavam seus lixos em latas espalhadas pelas calçadas que, claro, eram reviradas pelos cães e gatos de rua. As latas sumiram, mas muitos animais continuam revirando os lixos como única alternativa de sobrevivência.

NÃO DEIXE DE VER:

E por falar em Vira-Lata, confira também o Projeto "Amigos (Im) Perfeitos" do fotógrafo Carlos Filipe que além de lindo, tem ajudado animais com deficiências físicas residentes de abrigos portugueses a serem "vistos", adotados e amados. Uma boa ideia para se aplicar também no Brasil.

Acesse a matéria recheada de fotos e vídeos nesse blog acessando AQUI

Texto e fotos: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista e escritora, consultora da @buscacats  🐱e fundadora da editora www.miaubookecia.com  🐶🐱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...