Gatos sobre mesas de restaurantes e balcão de bares. Gatos nos escritórios sobre as mesas de trabalho. Livrarias recheadas de livros e revistas sobre gatos. Milhares de lojas com artigos estampados com gatos. Estação de trem com funcionário-gato e locomotiva temática. Ilha dos Gatos. Não preciso ir além para saberem que estou falando do Japão, mas vendo o filme "Nação dos Gatos", do you tuber Chris Broad, disponível na plataforma Prime Video, a gente descobre que a paixão que os japoneses têm por gatos vai além da imaginação.
O documentário é um deleite para gateiras e gateiros porque há gatos pra todo lado. Inclusive, boa parte da economia do Japão provém de souvenirs, cosméticos, livros, catcafés, turismo e uma infinidade de artigos focados na figura do gato.
É gostoso ver os gatinhos passeando livremente dentro de restaurantes, empresas onde funcionários podem levar seus próprios gatos para o trabalho e cemitérios (tal qual acontece aqui no Brasil, porém, no Japão eles são atração e não são perseguidos ou mortos por viver sobre os túmulos).
Candidatos políticos falam em favor dos gatos e usam suas imagens para tentar se eleger:
Gateiro (a) "raíz", vai descobrir nesse documentário que, se entrar numa livraria japonesa vai deixar até as calças lá (vai querer comprar tudo!!!).
Nação dos Gatos vai garantir que lugar de gateira (o) não é aqui, mas lá do outro lado do planeta. Reuni algumas imagens do filme para vocês "babarem" só um pouquinho:
Fotos: Do documentário Nação dos Gatos (Chris Broad)
Vou assistir,com certeza! 😸
ResponderExcluir