segunda-feira, 17 de junho de 2013

17 DE JUNHO ENTROU PRA HISTÓRIA DO BRASIL


MAIS DE 25O MIL PESSOAS NAS RUAS EM TODO O PAÍS
MANIFESTAÇÕES TOMAM 11 CAPITAIS E OUTRAS CIDADES
CONGRESSO NACIONAL É TOMADO POR MANIFESTANTES
VÁRIOS PAÍSES MANIFESTAM APOIO AOS BRASILEIROS
BAND E RECORD FAZEM COBERTURA EXEMPLAR

Não tem como negar: 17 de junho já entrou pra história do Brasil. Só no RIO foram 100 mil pessoas cobrindo a Av Rio Branco. Em SP calcula-se que também cerca de100 mil fizeram um protesto de tirar o chapéu com blocos percorrendo várias avenidas, inclusive a Paulista onde, aliás, se viu gente de toda idade, famílias, casais... um volume bem eclético de pessoas. Uma senhora de 82 anos, acompanhada pelo filho de 50, se tornou uma celebridade entre os manifestantes. Nem é preciso dizer que os 20 centavos foram só o estopim... todo mundo já sabe. E tb nem é preciso reforçar que diante da repressão da última quinta as pessoas se indignaram e os que era pra ser um manifestação restrita ao aumento da tarifa cresceu de forma gigantesca provando que os brasileiros estão insatisfeitos com muitas outras coisas, muitas delas básicas: saúde e educação por exemplo.



A Record e a Band deram cobertura em tempo real e exemplar com Marcelo Rezende e Datena apoiando as manifestações e criticando o governo. Uma coisa a observar: ninguém pode dizer que as manifestações não são legítimas, pois, não se apoiam em nenhum partido político. Aliás, um dos gritos de protesto dizia "Povo Unido não precisa de partido". Claro que sempre surgem algumas bandeiras partidárias pq a rua é pública e qualquer um pode participar, mas o movimento em si é espontâneo. Uma postura corretíssima da Record e Band foi reforçar que as ações violentas e de depredação partem de pequenos grupos isolados e não representam a maioria... e isso fica claro quando se vê 100 mil pessoas marchando pacificamente no Rio e outras 70 mil em SP.



Amanhã, nova manifestação na Praça da Sé e em cidades de Santa Catarina. Na Itália,seis cidades tb terão protesto em solidariedade aos brasileiros. Hoje a ação tomou ruas da Belo Horizonte (20 mil pessoas), Curitiba (10 mil), Porto A,legre (10 mil), Bahia (5 mil) e tb Brasília (onde a cena da tomada pacífica da cobertura do Congresso Nacional por 10 mil pessoas é realmente histórica - vide foto abaixo), Vitória, Maceió, Belém, Fortaleza, Londrina, Foz do Iguaçu, Bauru e Santos. Um grito de cidadania nada discreto. E as manifestações se proliferam por toda parte. SP faz na terça protesto na Praça da Sé. Campinas, tb em SP, quer levar 40 mil pessoas as ruas. Várias cidades de Santa Catarina se mobilizam em solidariedade ao movimento. Na Itália seis cidades tb articulam protestos em apoio aos brasileiros. No final de semana Berlim, Estambul, Montreal e Dublin tb apoiaram a manifestação brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...