domingo, 16 de junho de 2013

COMO SE PROTEGER NA MANIFESTAÇÃO



 

BALANÇO GERAL DOS ÚLTIMOS DIAS E 
O QUE ESPERAR DESSA SEGUNDA-FEIRA

No mundo todo as pessoas estão aprendendo a se defender da repressão nas grandes manifestações com óculos (para ciclismo ou natação) e capacete, além de máscaras contra gases (serve a usada por pintores de parede). É a alternativa que restou para exercer o direito de protestar enfrentando ações violentas por parte da polícia. Aconselha-se usar também bota para proteger pés e tornozelos, roupas grossas, principalmente jaquetas de jeans e de tecidos duros com blusa de gola alta. Evitar bermudas e saias por causa das balas de borracha. Há quem improvise com capacete e óculos usados na construção civil ou de motoqueiros. Máscaras cirúrgicas, dessas que vendem em farmácias ajudam, mas apenas se o gás lançado estiver relativamente distante da pessoa.

                             Equipamento de ciclista vira kit anti-repressão

Durante o final de semana houve manifestações de apoio aos brasileiros em Berlim, Turquia e Irlanda. Advogados se articularam e cerca de 3 mil deles se ofereceram para defender manifestantes presos. A manifestação de segunda-feira em SP, no Largo da Batata às 17h, promete ser o tira-teima de quem está agindo segundo a lei. Os próprios manifestantes vão filmar todas as ações violentas, incluindo de baderneiros cujo objetivo é apenas tumultuar. Espera-se que um batalhão de jornalistas e cinegrafistas tb se unam nessa ação para documentar tudo!!! Cerca de 180 mil pessoas confirmaram presença. Em matéria publicada hoje no Estadão, os manifestantes pedem para não fotografarem o rosto dos estudantes para evitar perseguição. Aconselham ainda a levar roupa extra para o caso de ser atingido por gases. A troca rápida das peças evita maior contaminação. 


                                    Foto: manifestantes da Turquia

Nem parece que estamos falando de 2013, não é mesmo? Mas os números confirmam que com mais de 300 pessoas detidas, a última manifestação foi a que teve mais prisões desde os tempos da ditadura (idos dos anos 60 e 70). Quinze jornalistas ficaram feridos e alguns foram tb presos. Nem mesmo nas guerras civis pelo mundo, com aparato muito mais pesado, não se tem registro de tantos jornalistas feridos num só dia. Aliás, jornais do Exterior noticiaram “clima de guerra” no Brasil.


De todas as manifestações pelo país, apenas uma teve saldo positivo: a de Belo Horizonte, realizada ontem, dia 15. A comandante do policiamento de Belo Horizonte, coronel Cláudia Romualdo, permitiu a passagem dos oito mil manifestantes pelo percurso que eles desejavam fazer e não houve incidentes. Um belo exemplo a ser seguido, mas a própria comandante deve enfrentar problemas por ter agido dessa forma contrariando uma liminar que proibia o trajeto. Em Curitiba tb não houve violência, mas não houve ação policial.

                                         Jovens da Turquia apoiam manifestantes brasileiros

No final de semana, como era de se esperar, todas as revistas semanais deram capa da manifestação de quinta, mas apenas a Isto É foi corajosa a ponto de usar uma foto em que se vê claramente um PM agredindo pessoas na Av Paulista – um casal que estava sentado num bar e nem participava da manifestação. A Veja foi suave no tratamento da matéria... pareceu não estar de lado nenhum da questão... mas por duas vezes ressaltou que o prostesto passa a ser agora pelo direito de protestar e não só pelos 20 centavos na tarifa do ônibus. A Época ouviu os articuladores das manifestações. 

                               Em Berlim 300 pessoas tb prestam apoio às manifestações brasileiras

Algumas matérias trazem o parecer de especialistas em guerrilhas urbanas e sociólogos. O pensamento unânime é de que o que era pra ser uma simples manifestação pelo aumento do ônibus cresceu enormemente com a repressão policial. Outras reivindicações começaram a ser clamadas e mais pessoas devem ir às ruas em todo o Brasil. A partir desse momento, dizem os consultados, a sociedade deve rachar entre os que apoiam a repressão e os que defendem a liberdade de expressão – algo muito perigoso e muito semelhante ao período da ditadura. Tb foram unânimes em dizer que a PM não está preparada para manifestações desse gênero e que os 20 centavos foram apenas a gota d`água de uma sociedade que está cansada de não ter transporte, educação e nem saúde decentes.

Cartaz postado na página do Facebook do Movimento Passe Livre 

Leia  também neste blog outras matérias sobre esse assunto:
http://jornalistafatima.blogspot.com.br/2013/06/pode-ser-gota-dagua.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...