sexta-feira, 14 de junho de 2013

FRANÇA, ALEMANHA E IRLANDA TAMBÉM PROTESTAM EM APOIO AOS BRASILEIROS

 
E O QUE ERA PARA SER UMA MANIFESTAÇÃO PELO PASSE LIVRE VAI SE ALASTRANDO E TOMANDO OUTRAS PROPORÇÕES À MEDIDA QUE A POPULAÇÃO FICA INDIGNADA COM A REPRESSÃO POLICIAL.

No Exterior, os jornais assinalam que a manifestação pelo transporte público no Brasil apresenta "cenas de guerra". Berlim (Alemanha) e Dublin (Irlanda) fazem seus protestos de apoio aos manifestantes brasileiros dia 16, domingo e na França a mobilização é dia 28. E já tem novo protesto marcado para o dia 17, às 17h, no Largo da Batata, metrô Faria Lima, em SP. Na página do Movimento Passe Livre do facebook há confirmação de 72 mil pessoas. Mas se apenas 20% forem, já são 14 mil pessoas na mira de balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio e gás pimenta. Durante o quarto dia de protesto, na última quinta-feira (13), a polícia deteve 242 pessoas e 16 profissionais da imprensa que trabalhavam na cobertura das manifestações ficaram feridos. Dois receberam balas nos olhos e um deles pode perder a visão. A pergunta que fica é: por que os PMs miram no rosto e não no chão?



E já começa a se formar um novo movimento: "Democracia sem Fronteiras" em apoio aos manifestantes brasileiros. Além de Alemanha e França, entram no protesto que está sendo articulado pelo facebook mais dois países: Canadá e Portugal.

O jornalista veterano Ricardo Kotscho postou em seu blog um dos melhores textos sobre o que houve na última manifestação:

"Quem melhor resumiu os acontecimentos da noite de quinta-feira (13), que mais uma vez transformaram o centro de São Paulo numa praça de guerra, foi o prefeito Fernando Haddad:
"Na terça, eu penso que a imagem da violência que ficou foi a da violência dos manifestantes. Infelizmente, hoje, não resta dúvida que a imagem que ficou foi a da violência policial".


E complementa:



"É exatamente o que eu penso que aconteceu, depois de acompanhar por horas ao vivo na televisão esta última manifestação contra o aumento de 20 centavos (de R$ 3 para R$ 3,20) nas passagens dos ônibus da cidade: a PM já chegou chegando, com todo aparato bélico a que tem direito, batendo e atirando para todo lado, disposta a se vingar dos atos de vandalismo e agressões a alguns policiais praticados durante a manifestação da última terça-feira.
O grande problema é que a violência policial não se limitou a conter o protesto dos estudantes, mas atingiu indiscriminadamente a população paulistana que passava elas ruas a caminho de casa ou do trabalho ou tomando sua cervejinha num bar. Na fúria policial deliberadamente desencadeada para mostrar quem manda na cidade, sobrou para todo mundo.
Quando a Tropa de Choque armada até os dentes se perfilou no começo da rua da Consolação, por volta das 7 da noite,  para impedir que os manifestantes seguissem em direção à avenida Paulista, foi a senha para que o caos se instalasse na cidade, atingindo quem estava em carros e ônibus, e espalhando a baderna pelas ruas vizinhas. Estava na cara de ódio dos policiais que eles tinham carta branca para retomar o controle de segurança da cidade a qualquer preço".
Matéria na íntegra http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2013/06/14/acao-da-pm-foi-de-vinganca-contra-a-populacao/
 
                                            Fotógrafo recebe spray de pimenta enquanto trabalha

4 comentários:

  1. Foi o que vi na Av. Paulista. Fomos atacados sem estar participando diretamente dos protestos. Estávamos parados, de bicicleta esperando a rua ser desbloqueada. Fomos atingidos por bombas de efeito moral, e gás lacrimogênio.... Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  2. Na TV mostraram outras cenas como as que vc, infelizmente, vivenciou. Gente que estava em bar, sem nem participar de nada. Lamentável mesmo.

    ResponderExcluir
  3. OS POLÍTICOS NO BRASIL ESTÃO MAL ACOSTUMADOS A FAZEREM O QUE QUEREM COM A POPULAÇÃO
    E VÊ-LOS QUIETOS. AGORA ELES PENSARÃO MUITAS VEZES ANTES DE FAZER QUALQUER CAGADA, O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTAS FARRAS QUE ESTES CARAS DE PAU FAZEM COM A GENTE.

    ResponderExcluir
  4. Bravo! essa transformação era inevitável. A grande mudança e, que as ovelhas de ontem hoje são pessoas. A inteligência do povo ignorante, well! surprise...foram anos de tortura e agora eles estão pensando !!

    http://www.youtube.com/watch?v=oqAOz47xRAE

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...