terça-feira, 4 de junho de 2013

QUER AJUDAR A TRANSFORMAR A CIDADE? TEM UM PROJETO OU QUER FAZER PARTE DE UM? PARTICIPE DO FESTIVAL DESSA SEXTA DIA 7


 
Virada Sustentável promove festival de iniciativas transformadoras na cidade
 
Hortas urbanas. Piqueniques comunitários em praças. Revitalização e ocupação de espaços públicos com arte. Redes sociais de bairros. Mapeamentos colaborativos. Essas são apenas algumas das centenas de iniciativas promovidas por grupos e coletivos de todas as regiões de São Paulo que estão mudando a cara da cidade para melhor. No próximo dia 7 de junho (sexta-feira), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), será possível conhecer de perto e interagir com várias dessas iniciativas de transformação do espaço urbano. Será realizado ali o “I Festival de Tecnologias Sociais – Como Virar Sua Cidade”, que reunirá dezenas de coletivos e organizações que trabalham com esse tema, criando uma agenda coletiva de tecnologias sociais e articulando oportunidades e demandas na cidade.

O Festival de Tecnologias Sociais, que faz parte da programação oficial da Virada Sustentável 2013, será dividido em duas partes. Na primeira, será feito um panorama geral das iniciativas, com uma breve apresentação de cada grupo ou coletivo inscrito. Na segunda parte, com facilitação conduzida na metodologia de Open Space, os grupos se encontram e se articulam, em contato com representantes de institutos e fundações, governo e equipamentos culturais.“Será uma oportunidade única para quem se interessa e quer conhecer melhor os atores dessa pequena revolução que está acontecendo na cidade, de empoderamento do espaço público e engajamento social”, destaca o coordenador da Virada Sustentável, André Palhano.


 “Já conhecemos várias dessas iniciativas de transformação, mas é a primeira vez que elas se reúnem numa grande vitrine envolvendo outros atores da sociedade, como o setor público e as fundações”, afirma a coordenadora do Festival, Marcella Arruda, do MUDA-coletivo, acrescentando que devem ocorrer outras edições ao longo do ano.O Festival de Tecnologias Sociais – Como Virar Sua Cidade acontece no dia 7 de junho (sexta-feira) das 10h às 19h, com cadastramento a partir das 9h, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo. É uma realização conjunta da Virada Sustentável, MUDA_coletivo, CoCriar Inovação Organizacional e Sustentabilidade, Associação Sabiá, Basurama Brasil e Fundação Fenômenos.
As inscrições para iniciativas que queiram se apresentar pode ser feita por meio de formulário online no site: https://docs.google.com/forms/d/1SuHYmudCt74JMRQ89j1MnRpmX-2UZhlduGIpUtHfUSo/viewform
Confia a programação completa da Virada Sustentável 2013 em: http://goo.gl/pIUwZ.
 

Sobre a Virada Sustentável
A terceira edição da Virada Sustentável acontecerá em São Paulo, de 6 a 9 de junho, com mais de 600 atrações distribuidas por mais de 150 locais de São Paulo. A proposta é ser um evento que contribui para ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população. Com a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade, da qual as pessoas participam porque querem e de diversas formas, a Virada Sustentável cria, sobretudo durante os dias em que é realizada, uma oportunidade para cidadãos se informarem e se engajarem sobre o tema sustentabilidade.Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para gerar o envolvimento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...