terça-feira, 8 de março de 2016

Minicurso “Jornalismo + Assessoria de Imprensa – Os dois lados da moeda”



Ministrado dentro das agências ou departamento de comunicação das empresas com duração de duas horas com "Consultoria Breve" de releases da agência/empresa

Ou para grupos fechados com no mínimo 10 pessoas fora da agência

Feedback de jornalista de veículos para aprimoramento de releases

Por que um assessor de imprensa por vezes não enxerga onde sua estratégia de comunicação está falhando? Seria o texto, as fotos (ou ausência de), o modo de abordagem, a ausência de elementos jornalísticos sustentando o release, a falta de diálogo construtivo com o cliente ou um pouco de tudo isso?

Depois de passar por diversas redações como do Diário de SP, SBT Repórter, Correio Popular de Campinas e liderar durante seis anos consecutivos a divulgação de todos os eventos do Consulado da Austrália no Brasil, inclusive durante a Copa 2014, reuni uma série de dicas que podem ser bastante úteis aos assessores de imprensa em qualquer fase da carreira.




São mais de 25 anos atuando como jornalista (repórter, repórter especial e editora) incluindo 15 anos como assessora de imprensa em Jobs para Páscoa da Lacta, Aon (empresa líder em gestão de pessoas e riscos), consulados e embaixadas presentes em bienais de arte e feiras de Educação/Turismo. Experiência como assessora de imprensa junto ao Sebrae e em feiras de negócios de diversas áreas.

A vivência intensa em redações de veículos diários, semanais (impressos e TV) e online facilitou a compreensão do que é mais importante inserir e destacar num release. Também me permitiu ter uma visão crítica-construtiva de textos de divulgação e formas mais efetivas de ilustrar as pautas.

Nesse minicurso consigo passar um feedback como jornalista que recebe mais de 300 emails diariamente de agências de todo o Brasil. E posso dar dicas de como vender uma pauta assumindo uma postura mais próxima de outro colega de profissão (o jornalista de veículo), entendendo suas necessidades e motivações para transformar um release em matéria.



Mesmo atuando como assessora de imprensa há 15 anos, nunca me afastei das redações de veículos de comunicação e essa chance de estar presente nos "dois lados da moeda" simultaneamente ampliou bastante minha visão sobre o trabalho de assessoria de imprensa resultando em diversos cases de sucesso que são expostos durante o curso.

Até 2015 fui assessora do Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, patrocinado pela Petrobras e Chevrolet, além de escrever em diversas revistas. Com a finalização desse projeto ambientalista estou retomando minhas palestras e cursos que já foram ministrados na livraria Martins Fontes da Av Paulista entre 2013 e 2014. Agora retomo essa atividade com ainda mais cases e dicas aplicáveis à assessoria de imprensa, além de elementos motivadores para profissionais em diversas fases da carreira.

Consultoria Breve  - Ao final do curso analiso dois releases da agência que tenham sido enviados para mim previamente e que servirão de referência para ajustes que podem ser necessários ou aprimoramentos diversos.


Inovando e abrindo o leque de atuação - Em tempos de crise é necessário inovar e ampliar a atuação junto aos clientes para garantir sua permanência nas agências. Por isso também cito vários cases de sucesso em que expandi minha atuação oferecendo soluções criativas para eventos, campanhas e posturas junto ao público consumidor.

Bio:

Fátima Chuecco - Jornalista com 25 anos de carreira, passagens pela grande mídia e 15 anos de assessoria de imprensa incluindo sete deles dedicados ao Consulado da Austrália. Formada pela Universidade Metodista de SP em Comunicação Social, Rádio e TV, começou no jornalismo corporativo passando pela Eletropaulo e Itaú. Atuou em jornais de bairro e na grande mídia como Diário de SP (sendo neste jornal editora do Caderno de Empregos), SBT Repórter (TV SBT), Correio Popular de Campinas e A Notícia (SC). Foi ainda assessora de imprensa do Sebrae e, recentemente, do Projeto Tecendo as Águas patrocinado pela Petrobrás e Chevrolet. Responsável pelo Guia Oficial da Austrália no Brasil durante seis anos e divulgação da comitiva australiana durante a Copa 2014. Colaboradora das revistas Moema&Campo Belo, Jardins Life Style e Meu Pet, entre outras. Tem artigos publicados em três coletâneas literárias e dois livros próprios. Atualmente ministra cursos sobre jornalismo e assessoria de imprensa.

Parte de minha trajetória pode ser vista nos sites/portfólios abaixo:
http://fatimachueccowork.blogspot.com.br - contempla resumo da carreira e trabalhos em AI/Jornalismo
http://jornalistafatima4.wix.com/sosterra - contempla trabalhos jornalísticos e de AI sobre meio ambiente/proteção animal/carreira literária

CONTATO: Mais informações e preços escreva para jornalista.fatima@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...