sexta-feira, 18 de março de 2016

FEIRA DE ADOÇÃO COM CÃES SOBREVIVENTES DE LABORATÓRIO


PROTAGONISTAS DE UMA HISTÓRIA INÉDITA NO BRASIL,  ESSES CÃES SE TORNARAM SÍMBOLO DA LUTA CONTRA A VIVISSECÇÃO


A ONG Cão Sem Dono, de SP, estará realizando uma grande feira de adoção com 60 cães neste sábado, dia 19, das 10 às 17h, na Loja Petz do bairro Ipiranga (Av Presidente Tancredo Neves, 600). Entre os candidatos a um lar amoroso estão quatro cães que foram mantidos como cobaias na UFV – Universidade Federal de Viçosa em 2015. Por meio de procedimentos invasivos e dolorosos eles foram induzidos a uma doença chamada orteoartrite que é crônica e incurável, porém, com o tratamento adequado, podem viver bem e ter as funções todas preservadas como qualquer outro animal.

Esses quatro cães e outros dez eram plenamente saudáveis e foram retirados das ruas para servirem de cobaias. Só foram libertados das terríveis experiências devido a uma forte campanha de ativistas e população em geral que conseguiu ação judicial para soltura dos animais. Na época eu me envolvi bastante no caso, acompanhei cada passo dos protetores e fui publicando matérias que mostravam o estado dos cães antes e depois da tortura liderada por uma veterinária que há mais de dez anos recebe recursos de Orgãos de pesquisa para experimento com animais saudáveis.

                                 Os sete sobreviventes que ficaram com a ONG Cão Sem Dono

Na ocasião entrevistei especialistas que argumentaram a respeito da falta de propósito desse tipo de experimentação que resulta em apenas duas coisas: crueldade e dinheiro mal investido. O mais ético e eficiente em termos de resultados é tratar animais que realmente possuem determinada doença ou lesão. Todos os dias cães e gatos doentes morrem sem tratamento porque seus tutores não podem arcar com clínicas veterinários e procedimentos cirúrgicos. Muitas faculdades de Medicina Veterinária, infelizmente, ainda insistem em causar extremo sofrimento a animais saudáveis, muitos deles bem jovens, ao invés de testar tratamentos em animais que realmente necessitam de ajuda médica.

A ONG Cão Sem Dono ficou com sete cães de Viçosa (vide foto), sendo que três já foram adotados conforme fotos abaixo. Agora restam quatro que, junto com mais 56 animais ansiosos por um lar, estarão presentes na feira deste sábado. Alguns, como a Pelota (vide foto) já estão há anos no canil da ONG que tem, além desses, mais 200 cachorros em um sítio de Itapecerica da Serra. Vários deles estão esperando um lar há mais de 5 anos. Todos já estão castrados, vacinados e vermifugados. Os portes variam de médio a grande, e as idades variam de 1 a 10 anos.  Em cada uma das coleiras, um QR Code levará o interessado à ficha completa do animal.

                              Três ex-cobaias adotadas em feira promovida pela Cão Sem Dono

O Cão Sem Dono tem 10 anos de atuação. Muitos dos animais chegam quase mortos à ONG e passam por todo um tratamento até ficarem aptos à adoção. Por isso também aceita ajuda financeira que, no momento, devido a tantos tratamentos e “boquinhas” para alimentar, se tornou urgente. Para adotar o interessado tem que ser maior de 21 anos e apresentar documentos de identificação e comprovante de endereço. Também deverá ser entrevistado e assinar termo de responsabilidade.


Carta da Cão sem Dono – Vale a pena ler

“Viver no abrigo de uma ONG pode parecer bom para nós que estamos vendo de fora, mas para os animais é um castigo para não falar um inferno. Animal em abrigo ainda é um animal abandonado pela sociedade. E nós sabemos disso. E eles sabem também.
Cachorro gosta de pular, brincar, esperar o dono chegar do trabalho para ganhar um carinho, fazer festa, dormir gostoso em um lugar confortável, limpo e seguro. Se engana quem pensa que isso acontece em um abrigo. Lá eles passam frio e às vezes fome, pois os maiores comem primeiro e comem mais, e os pequenos muitas vezes acabam apanhando dos maiores. Muitos passam a vida presos em um canil vendo outros cães partirem para um lar ou para o céu, sem entenderem a razão de estarem presos. Um cão em um canil é solitário. E a solidão dói.

                     Pelota está desde pequenininha na ONG e, embora dócil, ainda não foi adotada

A ONG Cão Sem Dono tem um bom espaço, alimentação de qualidade e atendimento veterinário, mas está longe de ser um lar ou um local seguro para qualquer animal. Se eles pudessem falar o horror que é viver em um abrigo, certamente o fariam. Muitas vezes, basta cruzarmos com seus olhares para entendermos isso.
Hoje nós estamos com mais de 70 cães - dos 300 que abrigamos - que estão presos em canil, alguns confinados neles há mais de 5 anos, vivendo tristes, sem saberem o que é ter uma família, uma caminha quentinha e confortável, sem ter como pedir socorro.


Sendo assim, a maneira que encontramos em ajudá-los é fazer um grande evento de adoção para apresentar esses animais. São cães muito dóceis, carentes, amorosos e que tem muito a ensinar para nós. Alguns tem pouco tempo de vida e outros um pouco mais. São cães muito especiais, sofreram muito nas mãos de humanos sem coração e ainda assim tem muito amor para nos dar.
Pedimos, por eles, para que vocês ajudem a divulgar esse evento aos quatro cantos. Quanto mais gente souber dessa feira de adoção mais chances eles terão na vida.
Aproveitando, informamos também que o Cão Sem Dono, hoje, tem pouca ração e sem muitas condições de fazer qualquer coisa, pois nosso caixa está zerado, pois o pouco que tínhamos está sendo usado para esse evento de adoção do dia 19. Para conhecer as formas de ajudar acesse


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...