quarta-feira, 13 de maio de 2020

Pré-histórica? Alienígena? Quem é essa grande ave esquisita e comunicativa?

                                                            Foto @Pinterest
Ela se chama cegonha-bico-de-sapato (também cegonha-bico-de-tamanco)e só existe na Zâmbia e no Sudão, na África, em quantidade cada vez mais reduzida que a faz entrar para a lista de animais em risco de extinção. Seu aspecto pré-histórico e ao mesmo tempo, digamos, "simpático", povoa o imaginário das histórias fantásticas. Pudera... até o nome científico lembra a fauna da época dos dinossauros: Balaeniceps rex.
É uma ave muito grande, com cerca de 1 metro e meio de altura. A distância de uma asa a outra aberta é de 2,60 m. Anda erecta e pode viver até 50 anos. Vive solitária com exceção da fase de acasalamento e cuidado com os filhotes. Escolhem um único parceiro para toda a vida e só atingem maturidade sexual aos quatro anos de idade. Veja o vídeo da BBC que registra aves adultas e seus filhotes:

Três fatores estão levando essas belíssimas criaturas à extinção: destruição do habitat natural que também é usado para cultivo de cereais ou pasto para gado, caça para consumo ou para servir de atração em zoológicos, e uma superstição em algumas áreas africanas onde povoados a associam com azar.
Embora comam uma variedade de gramas em alguns pântanos onde habitam, também são carnívoras. Comem peixes, cobras aquáticas, rãs e até crocodilos jovens. O que chama a atenção é sua maneira de se comunicar agitando a cabeça e sua relação pacífica com humanos - razão pela qual é muito capturada para servir de atração. Veja alguns exemplos em países asiáticos:



Aqui mais um exemplo de ave que parece estar em algum tipo de zoológico:



E aqui turistas provavelmente na África... reparem que guia força a ave a tirar fotos:



Seria uma ave alienígena?
O aspecto físico e o comportamento da cegonha-bico-de-sapato também lembram algumas criaturas alienígenas retratadas em livros,  animações e filmes de ficção científica. Alguns fósseis semelhantes a essa cegonha foram encontrados no antigo Egito - palco do famoso livro "Eram os Deuses Astronautas?", do autor suíço Erich von Daeniken. A obra busca provar que as pirâmides egípcias e as estátuas da ilha de Páscoa, por exemplo, foram construídas por ETs. 

SONHO: teve um motivo pessoal para eu me interessar em pesquisar essa ave. Costumo sonhar com várias criaturas híbridas que não existem na Terra. São peixes com pelos, aves com escamas, gatos com penas... animais que parecem ter sido fabricados em laboratório ou que simplesmente não existem aqui, mas sim em outros lugares. Num desses sonhos uma ave enorme, da minha altura, pousou ao meu lado. Ela me conhecia... creio que frequentava minha casa. Eu a cumprimentei, fiz carinho no dorso dela. Era muito mansa e lembrava demais a cegonha-bico-de-sapato.

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...