O Museu está mesmo um espetáculo, simular aos maiores e mais modernos museus do mundo, mas talvez seja possível transportar um pouco mais os visitantes para a época do Império. Inserir um certo "clima" do passado com vestimentas usadas no tempo de D. Pedro I.
Tenho um blog com precioso evento documentando personagens e respectivas vestes da época. É que quando o Museu fez 100 anos, em 2005, idealizei e produzi um desfile que teve abertura com o figurino do filme Carlota Joaquina. A própria atriz e cineasta Carla Camurati fez a gentileza de enviar o figurino do Rio para vestir os modelos. O desfile foi espetacular e se utilizou da escadaria principal. Por essa majestosa escadaria desceram a Princesa Leopoldina e a Marquesa de Santos (apenas no evento).
Vejam acessando o link abaixo que é do meu blog criado especialmente para imortalizar esse evento:
Há no blog toda a cobertura televisiva com outros vídeos mostrando o Museu do Ipiranga de um jeito único e com um desfile de réplicas de vestidos de noiva de várias personagens da nossa história. Imperdível e absolutamente histórico esse evento!
Mas continuando a visita pelo Museu, digo novamente que em termos de estrutura está impecável. As coleções fora do contexto da Independência são bem pequenas, mas interessantes como as dos ferros de passar roupa.
Texto e imagens: Fátima ChuEcco, jornalista que nasceu no Ipiranga, é apaixonada pelo Museu e teve a iniciativa de fazer um evento único e memorável quando o prédio do museu completou 100 anos em 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário