quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Como encontrar gatos perdidos: dicas e consultoria

Criei um grupo no Facebook chamado “Gatos perdidos e encontrados em SP” que diariamente recebe pedidos de adesão e publicações de gatinhos perdidos. É um grupo de grande movimentação... infelizmente. Por isso  inseri nele um álbum com fotos acompanhadas de 12 dias que apliquei na busca por minha gatinha Rebecca Selvagem. Ela ficou desaparecida por 37 dias e, apesar de alguns momentos de desânimo, nunca desisti e fui abraçando cada dica que me davam... fiz de tudo e acho que, de alguma maneira, tudo contribuiu para que eu a encontrasse sã e salva.

Publiquei um fotolivro com essa minha exaustiva experiência chamado “Encontrando Rebecca Selvagem – Uma busca intensa e cheia de fé” que encontra-se à venda pelo site www.miaubookecia.com O livro é dividido em duas partes: numa relato todas as dicas aplicadas na busca da Rebecca e na outra parte é a própria Rebecca quem narra sua impressão dessa aventura perigosa.

Vejo as pessoas desesperadas atrás de seus bichanos e esquecendo do principal: a primeira coisa a fazer é procurar perto... bem perto... do lado... na casa ou prédio vizinho... numa casa abandonada ou em reforma, num prédio em construção... estacionamentos, terrenos, galpões... tudo o que estiver bem perto, numa distância de até dois quarteirões.

Diferentes dos cães, que são andarilhos por natureza, os gatos que fogem de casa ou se perdem não vão longe... eles tendem a se esconder nas proximidades e, quando não voltam é porque alguma coisa está impedindo o retorno: podem ter entrado numa casa com cães e estarem acuados em algum canto e podem ter sido acidentalmente trancados dentro de algum imóvel, dentre outras possibilidades.

Por isso é totalmente inadequado pensar que se o gato não voltou é porque morreu ou porque o levaram embora. Claro que essas hipóteses tb são válidas, mas é preciso, antes de pensar no pior, tentar encontrá-lo.

Um gato só vai parar longe de casa por circunstâncias mais raras como, por exemplo, entrar no motor de um carro e ter ido embora dentro do veículo, ter sido socorrido por alguém por estar ferido ou atropelado ou ainda ter corrido por muitos metros longe de casa ao ser perseguido por algum cachorro de rua, moleques etc. Salvo situações como essas, o mais comum é o gato permanecer escondido ou preso contra vontade em algum imóvel vizinho de sua casa.

Isso fica comprovado analisando os relatos das pessoas que reencontraram seus gatos e que podem ser vistos lá no grupo que criei: a maioria diz que de fato estavam na vizinhança. E eu mesma já tive uma experiência que vale comentar:

Incrível!

Certa vez minha gata Dianna saiu pela porta de entrada no momento em que eu me dirigia para o trabalho. Não a vi sair e muito menos entrar na porta do lado que era do meu vizinho. Nós dois abrimos nossas portas juntos e minha gata entrou correndo no apê dele. Passei o dia gritando por ela, desesperada, percorrendo ruas, checando o prédio todo... enquanto ela explorava o apê do lindo rapaz.

No fim do dia ouvi um “miadinho” que vinha do vizinho. Logo percebi que só podia ser ela. Quando meu vizinho retornou ficou desconfiado. Era incrível nenhum de nós ter visto o movimento da gata. Mas era ela mesma... estava no quarto dele. Bom... era um vizinho solteiro que morava sozinho, como eu, e creio que da minha idade.

Na época eu era assessora de imprensa do Consulado da Austrália e vejam que fato curioso: ele era frequentador assíduo de um bar australiano em SP, onde acabei conhecendo-o melhor dias depois de resgatar a Dianna da casa dele. Será que Dianna “armou” uma situação para nos aproximar? Não prestei atenção nisso na época, mas hoje vejo que pode ter tido algo “intencional” por parte de minha gata... rsrsrs. E eu devia ter seguido o conselho dela. Agora já foi!


Dicas e Consultoria para encontrar gatos perdidos

Além das dicas que constam do álbum de fotos do grupo “Gatos Perdidos e Encontrados em SP, devido ao intenso crescimento do grupo com postagens diárias de vários bichanos, ofereço um atendimento individualizado. Faço uma análise da situação levando em consideração o local onde o gato mora, sua personalidade, circunstâncias em que fugiu e o que tem na vizinhança (imóveis abertos, fechados, lojas, terrenos etc) para traçar uma estratégia de busca que deverá ser feita pelos próprios tutores.

Essa consultoria inclui uma entrevista com o tutor via whats app com cerca de uma hora e meia de duração onde também será dada orientação de como fazer de forma eficiente cartazes, postagens na rede social e abordagem da vizinhança.

A consultoria individualizada custa R$ 98,90.

Com as dicas fornecidas no álbum de fotos do grupo já consegui ajudar várias pessoas a encontrarem seus gatinhos e recomendo de fato as seguirem. São dicas ilustradas e bem explicativas. Mas se o tutor quiser uma análise mais minuciosa da situação para ter uma estratégia de busca individualizada é só me contatar pelo whats app 11-94682-6104.

Fátima ChuEcco jornalista/escritora








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...