quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Eu Mio, Tu Mias, Ele Mia... Nós Miamos cada um a seu jeito!



Podem os miados ter sotaque? Será que, dependendo da onde o gato mora, ele tem um miado diferente do gato que mora do outro lado do planeta? 

O projeto “Meowsic” http://vr.humlab.lu.se/projects/meowsic/  realizado pela Dra Susanne Schotz, professora de fonética da Universidade de Lund (Suécia), tem mostrado que a entonação dos miados pode sim ser diferente de acordo com a região onde os gatos vivem.

Segundo a pesquisadora, os gatos não podem miar em diferentes idiomas como os humanos, mas é bem provável que os miados tenham “sotaques” regionais: “Os gatos podem adaptar seus sons aos humanos com quem convivem para serem mais bem entendidos e, talvez, até mesmo emprestarem alguns padrões melódicos da fala de seus tutores. Não é impossível que algumas das características de sotaque ou dialeto da fala humana estejam incluídas na vocalização do gato também. Então, alguns gatos podem miar um pouco diferente, dependendo da língua de seus tutores”.

O projeto estuda a prosódia, ou seja, como a melodia (entonação), ritmo e o estilo da fala - tanto na vocalização humana quanto nas vocalizações dos gatos - influenciam a comunicação vocal que os pequenos felinos estabelecem com seus tutores.

Leia a matéria completa AQUI

Fátima ChuEcco jornalista e escritora www.miaubookecia.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...