quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Gatos perdidos se escondem em casas vizinhas. Veja o caso da gata Melissa


Um grande erro cometido por pessoas que estão procurando seus gatos desaparecidos é ignorar as casas vizinhas achando que se o bichano estivesse na vizinhança já teria voltado para casa.  Esse erro pode custar a vida do gato, pois, é justamente nas casas vizinhas que a maioria dos gatos se esconde quando foge e, muitas vezes, eles não conseguem sair devido a casa ter cachorros ou muro alto que não permita o retorno, entre outros fatores.

A gata Melissa (foto) é um bom exemplo de que vale a pena olhar primeiro... antes de mais nada... nas casas vizinhas. "Ela estava na garagem da vizinha escondida atrás de entulhos... duas casas depois da minha", conta Karina Moraes aliviada por ter reencontrado a gatinha.

Esse não é um caso isolado. Já orientei um casal do Rio que estava desesperado atrás de seu gato e, embora estivesse fazendo buscas no quarteirão todo, desprezaram a casa colada a sua onde justamente o gato se escondeu. 

Assim como Melissa, o gatinho carioca também se escondeu na garagem atrás de uns vasos que impediam a aproximação dos dois cães da casa. Ele não conseguia sair dalí porque os cães ficavam soltos nessa garagem na frente da casa e, provavelmente, o vizinho não percebeu algum aviso dos cães.

A visão do casal era a da maioria das pessoas: "A casa vizinha tem cães e o gato não entraria lá". 

Ocorre que na hora do susto ou da fuga um gato se enfia no primeiro lugar que vê e por vezes é justamente numa casa com cães.

Depois que conversei com o casal a busca daquela noite foi pelas casas mais próximas.  Os tutores então ouviram um "miadinho" vindo da garagem da vizinha e lá viram o gatinho debaixo de um carro num momento em que os cães estavam dentro da casa. Eles calculam que ele se escondia atrás de vasos perto do carro e que certamente impediam a aproximação dos cães. Seja lá o que for, a sorte do gatinho foi seus tutores  prestarem atenção na casa vizinha.

  Dianna, que fugiu por um vitrô e se escondeu atrás de entulhos

Eu mesma já passei por isso procurando minha gata Dianna. Embora o apartamento fosse todo telado, havia um vitrô na cozinha muito pequeno por onde nunca achei que ela fosse passar, mas passou. E naquela época eu podia entendia sobre gatos perdidos. Então fiquei procurando Dianna no quarteirão todo, gritando o nome dela insistentemente pelas ruas.

Então uma vizinha me aconselhou procurar Dianna dentro do meu próprio prédio e em pouco tempo a localizei atrás de entulhos (material de construção) da garagem do térreo. Estava lá quietinha, totalmente indiferente aos meus chamados. E se eu não a tivesse encontrado, talvez de noite ela saísse e fosse parar na rua.

Há vários outros casos contados nesse blog que podem dar dicas de como encontrar um gato perdido. Lei também essas matérias clicando sobre o título

Como encontrar gatos perdidos - Dicas e Consultoria

Procurem gatos perdidos em motores de carros

Gata entrou em motor de carro e foi parar longe

Gata cava buraco debaixo da cama e deixa tutores desesperados com seu sumiço

Relatos sobre gatos que ajudaram a achar outros gatos

Se seu gato está perdido peça ajuda a outro gato

Erros clássicos que tutores cometem ao procurar seus gatos




Fátima ChuEcco Jornalista e autora do fotolivro "Rebecca Selvagem - Uma busca intensa e cheia de fé" e de outras obras www.miaubookecia.com

Eternize os melhores momentos e a história de seu gatinho na Editora Mi-Au Book & Cia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...