quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Erros clássicos que tutores cometem aos procurar seus gatos desaparecidos


Essa semana soube do caso de uma tutora que encontrou o gato preso pelo rabo em uma cerca depois de um mês desaparecido. O ferimento foi muito grave e ele teve que amputar uma pata. Mas certamente morreria se não tivesse sido encontrado.

Esse é só um exemplo do que pode acontecer com um gato desaparecido. Infelizmente, muita gente, mas muita gente mesmo, ainda pensa dessa forma:

"Se meu gato estivesse por perto já tinha voltado para casa... porque ele sempre volta!"

Acontece que nem mesmo o "sempre" dura pra sempre. Muitas coisas podem acontecer com um gatinho na rua, inclusive com aqueles acostumados a sair para dar umas voltinhas. 

Há perigo por toda parte: cachorros, gente maldosa, veneno, carros em alta velocidade... 

Por isso, um dia ele pode não voltar.


Mas também não quer dizer que esteja morto ou que tenha sido levado embora por alguém. Claro que essas hipóteses também são válidas, mas muitas outras também são.

Um dos maiores erros dos tutores é não focar a vizinhança: cada casa, prédio, loja, terreno baldio, estacionamento, imóvel à venda, edifício em construção... cada cantinho do quarteirão.

E tb clínicas das redondezas pq se o gato sofreu um acidente alguém pode ter socorrido e levado numa clínica próxima.

Eu mesma uma vez reparei numa gata tentando se equilibrar no suporte do teto de uma varanda enquanto o morador com uma mangueira jogava água nela para forçá-la a descer.  A gata estava em pânico e não descia de jeito nenhum. Tinha entrado naquela casa por acaso.

Pedi uma cadeira para alcançar a gatinha e consegui pegá-la. Na mesma hora levei numa veterinária ali próxima, pois, imaginei que se tratava de uma gata que tinha fugido de casa na vizinhança. A veterinária reconheceu a cicatriz de uma castração recente que ela mesma tinha feito. Ligou para a tutora e a gata realmente tinha fugido de casa.

Casos assim acontecem todo dia aos montes.


Noutra ocasião reparei num rapaz que estava há um mês colando cartazes pelo bairro com a foto de seu gato. Ele disse que o gato nunca tinha saído de casa e que era muito medroso. Então calculei que esse gatinho não iria longe. Certamente estava escondido em algum lugar muito perto da casa dele.

Perguntei se havia alguma reforma na vizinhança (porque gato adora se esconder em entulhos e materiais de construção) e o tutor disse que uma loja vizinha a sua casa estava com pedreiros. Recomendei que olhasse bem nesse local. Bingo!

O gatinho estava no forro, quietinho, feito uma estátua, sem dar um pio... ops... mio.

Provavelmente não saía de dia com medo dos pedreiros e de noite ficava trancado. Deve ter sobrevivido com restos de comida, baratas e água da chuva. Claro que estava puro osso.

É por conta de casos como esses, muito comuns, que insisto que as pessoas procurem seus gatos na vizinhança. Criei um grupo no facebook  chamado "Gatos perdidos e encontrados em SP" justamente para passar algumas dicas que eu mesma utilizei quando fiquei com uma gatinha perdida por 37 dias.

No album de fotos desse grupo dou 12 dicas valiosas, mas que é preciso ter muita força de vontade e paciência para seguir. Eu mesma quase joguei a toalha enquanto procurava minha gata, mas nunca desisti e consegui encontrá-la. 

Minha experiência está contada e ilustrada por fotos no livro "Encontrando Rebecca Selvagem - Uma busca intensa e cheia de fé" da Editora Mi-Au Book & Cia.  O fotolivro tem a minha versão da busca, narrando várias dicas, e tb a "suposta" versão da Rebecca. Para adquirir acesse AQUI


CONSULTORIA PARA ENCONTRAR GATOS PERDIDOS

Além das dicas expostas no grupo do face e do livro, recentemente tb passei a oferecer consultoria para encontrar gatos perdidos para quem deseja um atendimento mais individualizado.

Analiso o tipo de fuga (ou desparecimento), a personalidade do gato e o perfil da vizinhança para traçar uma estratégia de busca a ser realizada pelo próprio tutor. A consultoria é feita pelo whats app 11 94682-6104 e tem um valor bem acessível de R$ 50 (cinquenta reais).


Fátima ChuEcco Jornalista/escritora www.miaubookecia.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...