sábado, 6 de fevereiro de 2021

É possível meditar com gatos? Eles entram na sintonia ou atrapalham?


Reparem nessa bela imagem de Okan Caliskan( Pixabay) onde a moça, num estado de meditação, entra em sintonia com vários animais, incluindo gatos. Reparem que tem um gatinho até no cabelo dela. É a representação de que o estado meditativo pode acolher os sons da natureza e dos animais ao redor.

O Programa "Encantadores de Pets" deste sábado, 6 de fevereiro - que aliás recomendo muito! - mostrou um casal de budistas que não conseguia meditar pela manhã por causa de um gatinho de apenas um ano e meio muito peralta e que, claro, nessa idade queria chamar a atenção.

Quando o casal começava a cantar os mantras, o gatinho entrava em estado de excitação pulando, correndo, especialmente miando alto e até mordendo. E a tutora respondia com berros provando que faltava paz interior nela própria.

Jackson Galaxy, conhecido como "O Encantador de Gatos" visitou a casa e fez ajustes instruindo o casal a interagir mais com o gato, ter brinquedos espalhados pela casa para ele ter com que se distrair e não brigar com ele durante a meditação, ou seja, deixar ele miar até cansar ao invés de gritar com o bichano.

Bingo! Com esses pequenos ajustes o resultado foi um gatinho tranquilamente deitado num pedestal enquanto os tutores meditam. O gato passou a acompanhar esse momento matutino bem do lado dos tutores e quietinho. Ele "entrou" na sintonia da meditação.

                                        

E sabem o que aconteceria caso Jackson não conseguisse resolver esse caso?

O gatinho "iria embora". Nos EUA os próprios tutores podem entregar seus animais nos canis municipais quando estão insatisfeitos com eles. E eles ficam nesses canis por um período para serem adotados. No entanto, quando isso não acontece são sacrificados.

Existem alguns abrigos que não matam os animais, mas muitos deles, quando lotados, sacrificam os animais mais antigos para abrir vaga aos que estão chegando. É muito triste! Por isso Jackson se esforça muito para manter os gatos em seus lares.

Mas voltando à meditação...

Quem tem o hábito de meditar na companhia de seus gatos sabe como é uma delícia. Em geral, os gatos "curtem" ficar no colo ou junto de seus tutores enquanto eles meditam. 

Eu posso falar por experiência própria. Sempre tive minhas gatinhas meditando comigo numa paz total. Elas ficam no meio das minhas pernas, abraçadinhas aos meus pés ou do meu lado... superquietinhas. Parece até que meditam também!

Quando a gente se equilibra os animais sentem!

                                  Rebecca Selvagem durante minha vibração matutina

O "Encantadores de Pets" mostra também casos atendidos por Cesar Milan (O Encantador de Cães), e abre um espaço muito bacana para a apresentadora Jacqueline Sato apresentar ONGs. 

Sempre tem um convidado peludo no programa. No dia 6 de fevereiro foi a cadelinha Sunshine da ONG Adote um Focinho (foto) que está para adoção. Meiga e de pelagem bem diferente (crespa nas pernas e lisa no dorso) a gente torce para que consiga um lar!


Leia mais sobre o programa que, inclusive, apresenta vídeos com animais feitos pelos espectadores, AQUI

Fátima ChuEcco Jornalista e Escritora

www.miaubookecia.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...