quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Perdeu o gatinho? Olhe bem pertinho!!!


Diferentes dos cães, que são andarilhos por natureza, os gatos quando fogem ou se perdem não vão longe. Normalmente se escondem na vizinhança mais próxima, às vezes até nas casas e prédios vizinhos. Isso só não acontece em situações mais raras quando, por exemplo, o gato entra no motor de um carro e pode ser levado para longe ou... se alguém pegá-lo e levá-lo embora com boa ou má intenção.

Por isso, a primeira coisa a fazer é procurar bem perto mesmo, a começar pela própria casa ou prédio. Há alguns anos venho ouvindo relatos de tutores que passaram dias procurando o gato no bairro todo, mas acabaram encontrando a poucos metros de casa. Aqui mesmo nesse blog tem algumas matérias de pessoas que encontraram os gatos até dentro de casa depois de horas de desespero!

Mas não basta procurar na vizinhança. Tem também que falar com os vizinhos, até com os desafetos e, aliás, principalmente com eles. Diante da sua humildade e desespero, até mesmo quem não vai muito com a sua cara acabará te ajudando caso veja o gato perdido. Evitar conversar com quem você não tem uma relação muito amigável é um erro porque seu gato pode entrar justamente na casa dessa pessoa.

A Karin Piatek, de SP, teve uma experiência interessante nesse sentido ao procurar sua gata chamada Bonequinha (foto de abertura com a gatinha lendo o livro da Ághata Borralheira). Vejam:

"Por experiência própria eu aconselho que fale com TODOS os vizinhos do quarteirão. Minha gata fugiu por um buraco no gatil (devidamente consertado) e ficou sumida por quatro dias. Saíamos todos os dias chamando por ela, distribuindo cartazes para quem nos atendesse, falando com gente na rua. Minha sorte foi ter falado com os vizinhos. Ela entrou numa casa da rua de trás e estava escondida e não conseguia sair. Se eu não tivesse avisado, meu vizinho a colocaria pra fora pelo portão (que dá pra uma rua movimentada) e ai ela se perderia mesmo (como gatinha aérea ela saberia voltar pelos telhados, mas por terra não)".

E aconselha: "Coloque cartazes pelos comércios (padaria, farmácia, posto de combustível etc) , petshops, casas de ração e clinicas veterinárias. Saia para procurar todos os dias porque eles ficam acuados de medo e se escondem. Já vi relato de uma gatinha que a dona não desistiu, procurou por 37 dias e a encontrou com ajuda de estranhos. Foi resgatada e, apesar de magra e assustada, estava bem".

                                                    Gata Bonequinha

No grupo do facebook "Gatos perdidos e encontrados em SP" que administro tem também várias dicas, incluindo um album de fotos com dicas testadas e aprovadas.

Veja outras matérias com dicas de como encontrar gatos perdidos acessando os links abaixo:

https://jornalistafatima.blogspot.com/2021/01/gatos-perdidos-se-escondem-em-casas.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/11/como-encontrar-gatos-perdidos-dicas-e.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/12/procurem-gatos-sumidos-em-motores-de.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/12/gata-entrou-em-motor-de-carro-e-foi.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/12/gata-cava-buraco-debaixo-da-cama-e.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/12/relatos-sobre-gatos-que-ajudaram-achar.html 

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/12/se-seu-gato-esta-perdido-peca-ajuda.html

https://jornalistafatima.blogspot.com/2020/11/erros-classicos-que-tutores-cometem-aos.html

Consulta personalizada

Orientações para procurar o gatinho em locais onde o tutor nem imagina que ele esteja. Orientação também sobre a melhor forma de envolver os vizinhos na busca e outras dicas para manter o gatinho perdido por perto ou atraí-lo. A consultoria é feita por meio de uma conversa pelo whats app de cerca de uma hora e meia a duas horas. O valor é R$ 50 (pago por depósito bancário).




Fátima ChuEcco jornalista e escritora - administradora do grupo "Gatos perdidos e encontrados em SP" e autora do fotolivro "Rebecca Selvagem - Uma busca intensa e cheia de fé" que pode ser adquirido AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...