sábado, 12 de dezembro de 2020

Filme "O Aviso" da Netflix é sensacional. Faça os cálculos junto com o ator


Quando ocorrerá o próximo crime com data e local marcados no filme "O Aviso"? Já estava ficando com preguiça de ver filmes que não exercitavam meu raciocínio quando vi ontem "O Aviso" da Netflix. É sensacional porque reúne vários elementos curiosos no roteiro e nos estimula a pensar... e calcular assim como ator principal (Raul Arévalo) que interpreta um professor de matemática. 

Ele tenta desvendar um mistério envolvendo vários crimes que ocorreram, através dos anos, no mesmo local e data. Há um padrão numérico e o espectador, assim como o professor Jon, fica louco em busca das respostas. E se a gente prestar bem atenção - não pule partes nem tire os olhos da TV - tudo realmente se encaixa. Ou seja... não são meras coincidências.

Dica: vá anotando os números num caderninho. 

Convido a todos que já assistiram para decifrar o enigma. Eis a situação:

Cinco crimes ocorrem na mesma data (12 de abril) e local: em 1913, 1955, 1976, 2008 e 2018.  Sempre há cinco pessoas no local com as seguinte  idades: 53, 42, 32, 21 e 10. E as vítimas fatais sempre estão aniversariando no dia de suas mortes. No atentado de 2018 deveria morrer o garoto de 10, no de 2008, o rapaz de 32, em 1976 o de 21, no de 1955 uma mulher de 42 e no de 1913 um homem que estaria fazendo 53 anos. Anotaram direitinho?

Pois bem: agora acompanhem outro raciocínio acoplado a esses dados. De 1913 para 1955 são 42 anos de distância. De 1955 para 1976 são 21 anos de distância. Se passam mais 32 entre 1976 e 2008 e mais 10 anos entre 2008 e 2018. Por essa lógica numérica em que data ocorreria um próximo crime depois de 2018 caso o garoto de 10 morra? E ele sobrevivendo fechou o ciclo ou ele reinicia?

Tem outra sequência que pode significar algo nesse cálculo: a distância de 42 anos + 21 anos entre um crime e outro resulta em 63. A distância de 21 anos + 32 anos entre os crimes seguintes resulta em 53. A distância de 32 anos + 10 anos entre os crimes finais resulta em 42.

Vale ressaltar que além da questão de serem sempre o mesmo número de pessoas, com idades idênticas envolvidas nas tragédias (também em condições semelhantes), há outros pontos levantados no filme como os estudos que mostram que as pessoas têm certa chance de morrerem em seus aniversários (vide link sobre isso ao final do texto) e um toque de espiritualidade.

O que tenho a dizer é que realmente vale a pena ver porque, como disse logo no início, é um exercício delicioso para a nossa mente.

É um filme espanhol dirigido por Daniel Calparsoro. Então não espere atores famosos e clima de filmes americanos e... sinceramente?!... você nem sentirá falta  dos filmes mais tradicionais se estiver acostumado a vê-los.

Veja o trailer:


No Brasil tragédias também se repetiram no mesmo local e data

Apenas coincidência?

Uma  tragédia ocorrida em 8 de junho de 2016 me chamou a atenção na época porque, no mesmo local e data, já havia ocorrido um acidente muito semelhante. Estou falando do capotamento de um ônibus que levava estudantes de Mogi das Cruzes para São Sebastião (litoral norte de SP). O acidente foi na rodovia Mogi-Bertioga e matou 18 pessoas, deixando outras 17 feridas. Entre os mortos o motorista do ônibus.

Mas 44 anos antes, exatamente em 8 de junho de 1972, houve uma colisão entre dois trens que também levavam estudantes no mesmo trecho da tragédia de 2016. No total 65 pessoas ficaram feridas e 23 morreram incluindo a tripulação do chamado "Trem dos Estudantes".

Não sou professora de matemática , mas num primeiro momento enxergo um padrão numérico nesse triste caso também a começar pela data de 08/06. Em 2016 havia 35 pessoas no ônibus: 3+ 5 = 8. Entre os trens eram 88 pessoas. A distância entre um acidente e outro também resulta no número 8: 44 anos ou 4+4 =8. Parece haver uma presença marcante de número 8. Os dois acidentes vitimaram motorista e maquinistas e vários estudantes. Pode haver outros padrões nesses dois acidentes, mas seria necessário saber mais sobre as vítimas e sobre o próprio momento das tragédias.

Leia mais na notícia do acidente na época AQUI 

Numerologia de Pitágoras e Tarot


Eu, em particular, talvez tenha me sentido bastante instigada pelo filme, porque recentemente me interessei por numerologia... a de Pitágoras. Ele acreditava que tudo no universo era regido por números, incluindo alma, personalidade e destino das pessoas.

E quando faço análise numerológica de nomes também percebo padrões, excesso e ausência de números e até dobradinhas numéricas que acabam por dar uma boa ideia de como as pessoas são e agem. Muita gente tem me falado que a análise bate quase que 100% com elas.

Outra coisa que me atraiu para a Numerologia de Pitágoras foi descobrir que ele era um defensor ferrenho dos animais 400 anos antes de Cristo. Não comia nenhum tipo de carne e condenava exploração de animais inclusive na medicina da época. 

Pitágoras não criou a Numerologia. Ele a investigou e estudou em diversas civilizações que a praticavam. Ele juntou diversos métodos e acabou formatando seu próprio jeito de analisar as pessoas por meio dos números.

Por conta da natureza defensora do animais de Pitágoras, eu uni sua Numerologia com o Tarô... mas não qualquer tarô tradicional e sim os tarôs dos cães e gatos criados por artistas italianos. Assim, além de levantar aspectos da alma, personalidade e lição de vida por meio da numerologia, também aponto quais cartas do tarô traduzem aquele nome, aquela alma e sua missão nessa jornada. 

Sobre esse meu trabalho acesse o site AQUI

Se você ficou curioso sobre a data do aniversário ter chance de ser fatídica, veja essa matéria da Revista Superinteressante AQUI

Fátima ChuEcco Jornalista/Escritora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...