domingo, 13 de junho de 2021

É extraordinária a série "Sweet Tooth" da Netflix, com crianças híbridas


A primeira temporada de "Sweet Tooth" tem só oito capítulos que valem cada minuto assistido. O roteiro é muito contemporâneo porque se baseia numa pandemia como a que vivemos agora, com a população humana sendo dizimada por um vírus que ninguém sabe da onde veio e muito menos como controlar. Mas a doença não afeta os animais e, em meio ao caos que toma conta do planeta, surgem "elas": as crianças híbridas, meio humanas, meio animais.

Bem... pra começo de conversa, os bebês são encantadores... mas a série é focada na história de um deles, o Gus ou "menino-cervo", interpretado pelo talentoso Christian Convery. O roteiro foi escrito por Jim Mickle e é baseado numa das histórias em quadrinhos de Jeff Lemire com produção "Nota 10" de Robert e Susan Downey.


Como os híbridos surgem nas maternidades ao mesmo tempo em que o letal vírus se espalha, acabaram sendo apontados como os causadores da doença. Por isso são perseguidos, mortos ou transformados em cobaia. E já aviso: isso não é Spoiler!!! Esses dados são mostrados logo no início da série.

Mas Gus consegue se refugiar com o pai numa floresta e é nesse ponto que a história realmente começa.

Tudo é muito bem costurado, incluindo os demais personagens, com lindas e emocionantes cenas. Por isso VALE A PENA!!! Eu gostei tanto que vi  oito capítulos (a primeira temporada inteira) em apenas dois dias.

Outro destaque é o ator Nonso Anozie (acima) que interpreta "Tommy". Ele é show!!! E a dupla que se forma com Tommy e Gus é espetacular.

Veja o trailer:


Existem humanos híbridos?

Embora a série esteja fincada numa ficção, podemos dizer que "pero no mucho".  Humanos híbridos já existem há muito tempo. No século 19 e início do 20 eles eram a atração principal dos populares "Circos dos Horrores" nos EUA e Europa. 

Lionel tinha aparência de Leão e trabalhava em circo

Vários deles eram portadores de uma doença rara chamada hipertricose que conferia a aparência de lobo por fazer crescer pelos em excesso no corpo e, especialmente, no rosto. Veja alguns exemplos na matéria acessando AQUI

Bebê com hipertricose exibido em circo de NY

Em especial, Julia Pastrana, ficou bastante famosa como a "mulher-macaco" (foto abaixo). Ela chegou a ter um filho com seu empresário. A criança também nasceu com a doença mas morreu logo. Veja a matéria AQUI


Os circos pararam de explorar os portadores da "síndrome do homem-lobo" (como ficou conhecida), mas ainda há muito preconceito. Jesus Aceves e sua família no México ficaram conhecioos por terem a doença passada de geração a geração. Pelo menos 30 membros da família sofrem de hipertricose. 


Num documentário gravado em 2015, eles contam como é a vida deles. Vale a pena ver:


Outra história que ficou famosa foi de Supatra, a "menina-lobo" da Tailândia. 



Veja o video sobre a menina-lobo:


Oliver: o macaco-homem?

O exemplo inverso, isto é, de macaco meio homem, também já existiu e virou atração. Oliver foi um chimpanzé capturado quando muito jovem e que demonstrou, logo cedo, um comportamento diferente de outros primatas. Além de andar ereto com extrema facilidade, aprendeu a fazer muitas coisas até então feitas apenas por humanos e, infelizmente, isso incluía alguns vícios como fumar e beber bebida alcoolica. 


Muitos consideravam Oliver um verdadeiro "elo perdido"... um representante único da transição do macaco para o homem, embora os exames da época não tenham comprovado que se tratava de um híbrido.  Ele morreu em 2012 aos 55 anos. Veja o documentário:


Existem animais híbridos na natureza e fora dela

Na natureza acontece com frequência o surgimento de animais híbridos devido ao cruzamento de animais diferentes, porém da mesma espécie (como o porco e o javali que resultaram no javaporco). Mas os híbridos também começam a aparecer como fruto de experiências científicas. 

Um laboratório na China, em parceria com cientistas espanhóis, garante que já conseguiu um híbrido de humano com chimpanzé. Também garante que não deixaram, até o momento, os fetos nascerem. Será?!

Esse experimento tem implicações éticas das mais severas, pois, o intuito é gerar "criaturas" para serem usadas em transplante de orgãos. Leia mais sobre isso AQUI e AQUI

E assistam "Sweet Tooth"... porque é muito, mas muito bom!!!!

Fátima ChuEcco

Jornalista e Escritora 

Site www.miaubookecia.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...