sábado, 12 de junho de 2021

Filmes mostram semelhanças entre Lázaro e os psicopatas Ted Bundy e Charles Sobhray


Para quem está acompanhando a caçada implacável a Lázaro Barbosa que, ao que tudo indica, trata-se de um psicopata que utiliza sua facilidade e prazer de matar para também roubar, e que tem aterrorizado pequenas cidades de Goiás, pelo menos um filme e uma série da Netflix baseados em fatos reais podem interessar. As semelhanças entre outros psicopatas e Lázaro são bastante evidentes.

No filme "Ted Bundy: A irresistível face do mal", o personagem, interpretado maravilhosamente por Zac Efron, é nada mesmo que um dos psicopatas mais crueis de todos os tempos, autor do assassinato de inúmeras jovens das formas mais grotescas, inclusive decapitando algumas, mas que, no entanto, era carinhoso coma esposa e a filha e muito educado e gentil com os vizinhos. Ted (foto de abertura) foi morto da cadeira elétrica em 1989.

Nas reportagens sobre Lázaro esse traço de "dupla personalidade" também fica visível. Tanto a mãe quanto a esposa de Lázaro relataram seu, digamos, "lado bom" como filho, marido e pai de duas crianças. Isso é comum em serial killers, pelo menos nos que se casam, mas não porque são de fato capazes de amar. Manter um lar tranquilo onde se possa relaxar é só mais uma estratégia de sobrevivência, afinal, os serial killers estão constantemente sob pressão ao serem perseguidos pela polícia e investigadores. Eles necessitam de um "ninho" onde reine o sossego.

Veja o trailer:


Na série "O Paraíso e a Serpente", o psicopata "real" é Charles  Sobhraj, que nos anos 70 matou dezenas de jovens hippies envenenando-os e botando fogo nos corpos deles. A semelhança com Lázaro é que Charles não só matava como também roubava as vítimas, ou seja, ele transformou seu prazer de matar numa fonte de renda. Essa característica não é rara. Alguns psicopatas viram bandidos. Charles, assim como Lázaro, também escapou algumas vezes da prisão mas hoje, aos 77 anos, cumpre prisão perpétua.

Essa série da Netflix é excelente porque retrata o período dos crimes com exatidão inclusive nos figurinos. A narrativa navega pelo passado e presente do assassino dando ritmo e muita emoção a cada capítulo. E o mais interessante é que, no final, são mostradas as pessoas que conviveram com Charles e até que foram vítimas dele. A gente fica sabendo como elas estão hoje. É uma das melhores séries que já vi! Perfeita em roteiro, produção... tudo!

Veja trailer:


O que esperar da história de Lázaro?

Mais ou menos o que acontece com a maioria dos serial killers, ou seja, que se entreguem à polícia, caso não sejam mortos antes disso. Em geral, psicopatas não desejam morrer, então se puderem adiar um fim trágico certamente farão isso. Existe um desprezo pela vida dos outros, mas não pela deles próprios. É por isso, inclusive, que muitos são narcisistas, cuidam muito bem da aparência e se utilizam desse recurso para capturar mais vítimas.

Lázaro caçador: isso explica prazer em matar?

Numa série de reportagens que escrevi para o portal Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais chamada "Matador de Animais: Assim começa a carreira de um psicopata", que pode ser lida AQUI, também exploro a natureza de quem mata animais por diversão, em outras palavras, em que caça como "esporte".  Para uma pessoa de mente saudável é difícil entender como pode ser prazeroso abater um animal indefeso e, muitas vezes, assistir seus últimos suspiros. 

Para começo de conversa, não tem nada de corajoso matar um animal com uma arma de fogo, mas na cabeça de um caçador, de forma inversa, esse ato parece algo glorioso. Claro que não estou falando de caçar para sobreviver como alguns povos que vivem na selva fazem. A questão aqui é matar por prazer.

Lázaro é mateiro e caça desde pequeno talvez como subsistência da então sua família. Ele tem facilidade em matar, mas também, desde cedo, talvez tivesse também prazer e é aí que mora o perigo porque quem se diverte matando animais indefesos pode migrar para vítimas humanas.  A grande maioria dos psicopatas começa matando animais na infância e na adolescência. Isso é fato!

Em 2020, Lázaro invadiu uma casa no município de Santo Antônio do Descoberto (Goiás) onde aterrorizou toda a família, deu golpes de machado em idosos e matou o cachorro da casa com um facão.  

O diagnóstico de Lázaro já está traçado. Precisa dizer mais alguma coisa?

Mas o que fazer com psicopatas autores de crimes crueis?

Os psiquiatras são unânimes em dizer que psicopatas não têm cura. Eles não podem viver em sociedade porque representam um perigo. Portanto, embora muita gente aprecie a ideia de que devem ser tratados como presos comuns com sentenças aplicadas a criminosos comuns, essa não é a maneira mais efetiva de se evitar o mal.

Com bom comportamento eles têm direito as "saidinhas" em datas comemorativas e também reduzem a pena para 10, 12 anos. E tornam a cometer os mesmos crimes quando deixam a cadeia.

Hospitais psiquiátricos também não servem para esses casos porque, primeiro, não adianta nada já que esse desvio grave de personalidade não tem cura e, segundo, porque sendo dotados de talento estratégico, fica fácil fugirem de locais sem segurança máxima.

Em alguns países aplica-se pena de prisão perpétua e, no Brasil, alguns casos mais perversos, fizeram e procuram fazer o assassino cumprir a penalidade máxima de 30 anos. Isso quer dizer que, no Brasil, um serial killer pode deixar a cadeia quando já estiver idoso, mas será que isso impede que ele cometa mais crimes?

Fátima ChuEcco Jornalista e Escritora

Autora de "Matadores de Animais: Assim começa a carreira de um psicopata" da coletânia "Somos Todos Animais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...