terça-feira, 13 de junho de 2023

Uma mão lava a outra e uma pata lava a outra. Tá provado!


Perder um gato que conseguiu escapar de casa é desesperador. Imagine perder dois ao mesmo tempo! Pois foi o que a Ilca Terezinha Zicka, do Paraná, enfrentou recentemente quando percebeu que Bombom (foto) e Phineas havia sumido num piscar de olhos.

Foi uma semana de muita busca nos arredores da casa e muita divulgação nas redes sociais até a tutora perceber um miado desesperado vindo de dentro de uma casa abandonada quase de frente à sua.

"Na hora eu reconheci o miado. Atravessei a rua correndo com o coração na mão. Tinha uma janela bem alta por onde chamei o Bombom e obtive resposta. Mas a parede era de ade azulejo e imaginei que ele não conseguiria sair por lá. Contornei a casa batendo a mão nas janelas até que, graças a Deus, uma delas foi possível abrir porque é daquelas janelas de correr de ferro com grade. O Bom bom surgiu de dentro do banheiro. Olhou pra mim miando, miando e voltou para o banheiro. Fiquei chamando um tempão, mas ele não veio", conta a tutora.


Ilca esperou a filha chegar e teve a ideia de retornar para casa e pegar ração para atrair Bombom, mas nem foi preciso. Quando ela chegou em casa lá estava ele no quintal.

Mas e o outro gato???

Ilca narrou essa situação um tanto inusitada nos posts da sua rede social e na hora eu pensei: "Esse gato não estava miando por ele e sim para pedir socorro para o amiguinho Phineas". Sugeri que Ilca retornasse à casa e examinasse melhor, afinal, o outro gatinho podia estar ferido ou preso em algum cômodo.

Ela já estava pensando em voltar, mas o conselho a incentivou ainda mais a procurar Phineas no mesmo local no dia seguinte e para sua felicidade...

"De fato ele estava lá, escondidinho atrás da porta do banheiro. Nos fundos tinha uma porta que já tinha sido forçada e quando minha filha começou a mexer na maçaneta ela abriu. Quase tivemos um troço de tanta felicidade".


Esse é um típico caso de "uma pata lava a outra" quando um animal ajuda outro que se encontra em perigo e não é tão raro de acontecer.

Acompanhei outro caso em que uma gatinha também fugiu de casa e seus tutores não sabiam mais onde procurar. Eles me contaram que o outro gato da casa estava com um comportamento estranho: ficava num galpão dos fundos olhando e miando para a brecha entre o telhado e o muro que dava para uma vilinha atrás da casa.

Calculei que o gatinho tentava avisar que sua companheirinha devia estar naquela direção, provavelmente em alguma casa da vilinha. Os tutores já tinham percorrido a vila e falado com algumas pessoas durante o final de semana sem sucesso, mas na segunda-feira tiveram uma agradável surpresa: a gata ficou trancada acidentalmente numa das casinhas porque o único morador havia viajado. Ao retornar e abrir a casa ele viu a gata escondida no quarto cuja janela dá pra rua e por onde ela provavelmente entrou.

Detalhe: a casa do rapaz era na exta direção da onde o gatinho ficava olhando e miando.

Vale ressaltar que é muito comum gatos perdidos ficarem presos ou buscarem refúgio em casas vazias: abandonadas, à venda ou porque os moradores estão viajando. Então é muito importante focar a busca ao redor de casa e nesses locais.

Você encontra várias orientações de como procurar gatinhos perdidos no blog http://buscacats.blogspot.com

Texto: Fátima ChuEcco jornalista, escritora, consultora da @buscacats e fundadora da editora @miaubookecia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...