domingo, 4 de junho de 2023

Nova série da Netflix fala do desastre que deixou milhares de animais para trás


 A nova série da Netflix "Três dias que mudaram tudo" (The Days título original), me fez lembrar de uma entrevista que fiz para a revista "Meu Pet" com brasileiro que trabalhou no resgate, tratamento e recuperação de animais que foram deixados para trás durante a evacuação de Fukushima (veja no post acima), por conta do terremoto seguido de Tsunami que afetou vários reatores nucleares no Japão.

Tales Mello cuidou, por exemplo, da cadelinha Maruko, que ficou 11 dias sem comida ou água sob escombros. Seus tutores sobreviveram, mas no abrigo em que estavam era proibido levar animais. A cadelinha foi salva pela ONG onde Tales era voluntário cinco dias antes de ser sacrificada. segundo Tales, ela conseguiu retornar para sua família.

O drama de Maruko foi o mesmo de milhares de cães e gatos que ficaram feridos, doentes e expostos à radiação. A série de apenas 8 capítulos, no entanto, se detém na equipe da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi e seu esforço em tentar evitar o pior, ou seja, a liberação de material radioativo. 

Estou contando a história desse brasileiro apenas porque lembrei da entrevista e sei que muita gente gostaria de saber o que houve com os animais que habitavam o local do acidente.

A tragédia foi em 11 de março de 2011 com a morte de 18 mil pessoas e deslocamento de outras 300 mil que não puderam retornar as suas casas num perímetro de 20 km a partir da usina devido ao risco de contaminação.

O Tsunami chegou a ter ondas de 15 metros de altura e destruiu várias cidades além de danificar por completo o local que abrigava os reatores nucleares. 

Passados 11 anos, o Japão continua desmontando a usina e se desfazendo dos destroços. Houve descarte de material contaminado no mar e até hoje existe polêmica sobre os métodos adotados pelo Japão para se desfazer do que ainda resta. Estima-se que vai levar cerca de 30 anos para conseguir se livrar de todo aquele perigoso lixo radioativo.

Mas a série, como o próprio nome diz, foca os dias de maior tensão e o que foi feito dentro das instalações da usina. É para um público específico, que realmente goste de acompanhar o desenrolar de uma tragédia dentro de gabinetes de crise e centrais de comando.

Embora tenha um um tom crítico ao uso de energia nuclear, justamente por causa de riscos como esse ocorrido no Japão (e tb no que houve em Chernobil), a série visa mergulhar nas iniciativas tomadas e suas consequências no ápice do desastre.

Veja o trailer: 


Texto: Fátima ChuEcco jornalista, escritora e fundadora da @BuscaCats


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...