quarta-feira, 21 de junho de 2023

Bianca salva pelo gongo: 21 dias perdida em SP com 13 anos de idade


Uma história incrível de reencontro entre uma gata idosa perdida e sua tutora, depois de 21 dias sem qualquer notícia, é o que você vai ler nas próximas linhas. E são várias as lições que podemos extrair desse caso ocorrido em SP em maio de 2023. Perseverança e fé são as maiores delas.

Podemos supor que Bianca, no alto de seus 13 anos de idade,  se assustou ao deixar o apartamento todo telado onde morou por muito tempo e ir para uma casa com quintal. 

Durante o entrar e sair de carros na garagem, ela teve o ímpeto de entrar num motor e desceu onde o veículo estacionou, por sorte, muito perto da nova casa, pois assim foi possível localizá-la. 

Ela se escondeu no forro do telhado de um galpão da onde despencou exatamente no instante em que havia várias pessoas no local. Altura: 6 metros. Quebrou a bacia no ato e se arrastou. Sim... um desespero inimaginável... mas aquelas pessoas já tinham visto uma faixa sobre ela na esquina da rua e UFA!... sua tutora pôde ser imediatamente acionada.

Estado em que Bianca foi encontrada

Bianca encontra-se em tratamento, mas está bem, principalmente levando-se em conta a sua idade avançada. A tutora, Elaine Piffer, enxerga nesse resgate um verdadeiro milagre:

"A queda do forro foi grave e poderia ter sido fatal, mas se ela não tivesse caído bem naquele momento em que várias pessoas puderam vê-la, talvez tivesse morrido sem socorro". 


Elaine não acreditava que Bianca tivesse saído da garagem no motor de um carro, então se dedicou por semanas na busca nos arredores de sua casa, espalhando panfletos, entrando em casas vazias e observando pequenas colônias de gatos. 

Mas instintivamente também entregou panfletos e pendurou uma faixa exatamente na esquina da rua onde Bianca foi encontrada: "Meu sobrinho entrou com o carro na garagem e depois saiu rumo a uma feira de rua que fica a uns 300 m da casa. Ele estacionou na rua do galpão. Então imagino que ela desceu do motor e entrou no galpão pelo portão ou pegando carona no motor de algum caminhão. Depois, de algum jeito, chegou no forro do telhado. Estava bem magra, faminta e a pelagem branca ficou todinha cinza".


Durante as buscas Elaine movimentou toda a vizinhança e muita gente procurou ajudá-la das mais diversas formas: "Foi muita benção, muita oração.Tem gente que até fez promessa para eu achar a Bianca. Ela está manhosa, só quer meu colo".

Atenção:

Em geral, quando os gatos escapam e se perdem, eles buscam abrigo na vizinhança mis próxima. Não ficam andando pelo bairro como os cães fazem. Massss... se entram no motor de um carro podem parar em qualquer lugar.

No caso da Bianca houve dois fatores facilitadores: Elaine sabia em qual carro Bianca podia ter entrado e onde esse carro havia parado. Então, embora estivesse mais inclinada a deduzir que a gatinha tinha saído a pé (ou pata) pela garagem, também fez a divulgação na rua da feira onde o carro estacionou e onde ficava o galpão. Coisa de instinto de mãe de gato!

Caso o carro tivesse parado muito mais longe, a orientação seria colar cartazes e soltar panfletos no local, mas as chances de achar o gato diminuem bastante nessa situação porque ele poderia saltar em qualquer farol num longo perímetro. Daí é como procurar uma agulha num palheiro.

Além de todo o empenho dia e noite, Elaine carregou dentro de si muita fé em achar a Bianca, como ela mesma relatou. E descobriu gatinhos de rua que passaram a contar com sua ajuda na alimentação.  Ou seja...

Ajudando a outros gatos Elaine teve seu caminho iluminado na direção de achar a Bianca.

A bela história nos dá um alerta:

Procurem gatos perdidos em forros de telhados!!!! E...

Os gatos devem ser os últimos a pisar numa nova casa. Primeiro leve as malas, móveis, caixas... tudo. Quando não faltar mais nada para descarregar, daí sim leve os bichanos e deixe tudo absolutamente fechado: nenhuma porta, janela, vitrô... nada que ofereça rota de fuga porque eles podem ficar um pouco assustados, desconfiados ou incomodados com a mudança.

O ideal mesmo é levar os gatinhos apenas quando já estiver tudo telado, inclusive com alguma proteção antifuga na porta de entrada e na varanda ou sacada. E falo isso por experiência própria. 

Muitos anos atrás perdi uma gatinha quando tinha acabado de me mudar. Parei o carro bem colado na casa, descarreguei as compras com a porta aberta e fui guardar o carro num estacionamento próximo. Umas horas depois notei que a Isabella não estava em casa e deduzi que ela tinha saído enquanto  colocava as compras pra dentro. Podia ter entrado no motor do carro ou simplesmente saído por debaixo dele sem eu ver. Procurei muito por ela, mas naquela época eu não sabia nada do que sei hoje. Nunca mais a achei.

Então tomem muito cuidado na hora de abrir as garagens e especial cuidado com períodos de mudança de casa.

Texto: Fátima ChuEcco, jornalista, escritora, consultora da @buscacats e fundadora da editora @miaubookecia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...