sábado, 24 de junho de 2023

Vórtex é minissérie de suspense da Netflix que vale cada capítulo


Se você é do tipo que gosta de filme de suspense para tentar descobrir quem é o assassino, a dica é ver "Vórtex", minissérie francesa com apenas seis capítulos. O roteiro, muito bem construído, se passa em 2025 quando a polícia já possui um sistema de realidade virtual chamado "Vórtex" que coloca os investigadores no local do crime para checar detalhes que podem não ter sido notados na inspeção de campo.

É quando um policial mergulha no cenário virtual onde uma mulher supostamente cometeu suicídio recentemente, mas que também foi palco do suposto acidente fatal de sua esposa 27 anos atrás. Ocorre que, ao investigar o caso atual, uma falha no sistema operacional faz com que ele se depare com o passado e comece a desconfiar que sua mulher foi na verdade assassinada.

Garanto que desde o primeiro capítulo você vai querer acompanhar tudo bem de pertinho porque, além  da questão do reencontro do casal num ambiente virtual, tem também o "efeito borboleta" permeando toda a história. A teoria do "efeito borboleta" diz que que quando se mexe numa peça do passado, por menor que seja, todas as demais peças também saem do lugar porque, numa explicação simplória,  "o bater das asas de uma borboleta tem conexão e produz efeitos em todo o resto do planeta".

Assim, cada item que o policial vai modificando dentro da realidade virtual traz consequências na vida real. É bárbaro! A série é criação de duas mulheres: Camille Couasse e Sarah Farkas, com direção de Slimane-Baptiste Berhoun. Veja o trailer:

Não darei spoiler, mas acho que posso dizer que muita gente ficará satisfeita com o final. E convido para um exercício: imagine se você tivesse feito alguma coisa diferente no seu passado, por exemplo, aceitado aquele emprego que não te pareceu atraente, feito algum curso ou viagem... ou tivesse se casado com outra pessoa... ou decidido morar em outra cidade. Imagine alguma peça do seu passado sendo alterada, ainda que seja uma pequena alteração... e deslumbre quanta coisa a partir daí também não teria se alterado... talvez sua vida seria hoje completamente diferente.

Texto Fátima ChuEcco, jornalista, escritora, consultora da @BuscaCats e fundadora da editora @miaubookecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...