quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Celebração em 2026: Raro nascimento de gêmeos de gorilas-das-montanhas


 A família Bageni de gorilas-das-montanhas acaba de ganhar dois novos membros. No dia 3 de janeiro a fêmea Mafuko (foto) deu a luz a dois meninos. Bageni tem agora 59 indivíduos. Mãe e gêmeos estão sendo monitorados de perto pelo guardas florestais uma vez que dois recém-nascidos é um grande desafio para a mãe transportar pela floresta com segurança. E estamos falando de uma floresta onde ainda há caçadores e armadilhas mortais, além de guerrilha.

Mafuko tem 22 anos e nasceu na Família Kabirizi, no Parque Nacional de Virunga, em 2003, na República Democrática do Congo - um dos únicos lugares onde vivem os ameaçados gorilas-das-montanhas. Apenas Uganda e Ruanda também têm gorilas dessa espécie.

A mãe de Mafuko foi assassinada em 2007 num cruel ataque de caçadores. Em 2013 ela deixou sua família de origem para ingressar na Família Bageni. Gorilas não se reproduzem com parentes. As gorilas entram em outras famílias quando atingem a puberdade. Por isso Tumaini, a irmã de Mafuko, também acabou ingressando na Família Bageni.

Mafuko já teve gêmeos em 2016, mas eles morreram uma semana após o nascimento. Ela, no entanto, já cuidou de outros cinco filhos.  

Além dos gêmeos, outro motivo de celebração é o Centenário de Preservação do Parque Nacional de Virunga que recebe apoio da União Europeia e da Unesco. Está à venda um belíssimo livro desse evento que pode ser enviado para qualquer lugar do mundo.


No entanto, os desafios são grandes numa região onde ainda existe conflito armado entre milícias. O Parque já perdeu vários guardas que dedicaram suas vidas aos gorilas. 

O trabalho em Virunga compreende a proteção de outros animais e também o empoderamento das comunidades locais gerando capacitação para agricultura, energia limpa e empregos. No site http://virunga.org pode-se adquirir itens confeccionados por artesãs de Virunga e também camisetas, bonés, canecas, bolsas... tudo muito lindo e com estampas de gorilas-das-montanhas.

Também é possível ajudar financeiramente e os gorilas precisam muito, mas muito mesmo de nossa ajuda. Acesse http://virunga.org


A título de curiosidade é bom dizer que os gorilas-das-montanhas não caçam. Sua alimentação é basicamente folhas, raízes e frutas. Eles também comem cupins das árvores. E, apesar do tamanho, são pacíficos, razão pela qual beiram à extinção. Os gorilas não atacam ninguém, apenas se defendem. Quando há invasores armados, o líder do grupo, normalmente um gorila costas prateadas (foto) quebra galhos e bate no peito para afugentar os inimigos, mas é um mecanismo de defesa completamente ingênuo contra as espingardas e outras armas.

Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal, apaixonada pelos gorilas-das-montanhas. Veja alguns de meus trabalhos de maior repercussão acessando

jornalistafatima4.wixsite.com/sosterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema da Libertação de culpas e medos

No buraco por onde só passava uma cabeça de alfinete no meu coração, abriu-se uma cratera por onde mergulhei no meu mais profundo âmago, me ...