sábado, 24 de janeiro de 2026

Grupo de gorilas das montanhas enfrenta metapneumovírus humano


Do Natal para cá as coisas não andaram muito bem para o grupo Kwitonda de gorilas das montanhas. Os 19 membros vivem no Parque Nacional de Vulcões de Ruanda e são monitorados pela equipe assistencial do Gorilla Doctors. Vários deles, incluindo os dois silverbacks (costas prateadas ou líderes), se contaminaram com o metapneumovírus humano que circula há 20 anos pelo mundo causando problemas respiratóerios nas pessoas.


É considerado um vírus comum sem grandes complicações, mas em gorilas pode ser fatal. O contato com turistas leva até os gorilas vírus dos quais eles não estão preparados para se defender. Por isso o ideal é que os humanos usem máscaras na aproximação com os gorilas - o que muitas vezes não acontece.


A equipe do Gorilla Doctors precisou intervir aplicando antibióticos e acompanhando a saúde de 16 membros que ficaram doentes apresentando tosse, secreção nasal e letargia. O silverback chamado Karevuro, inclusive, se manteve um pouco afastado do grupo por uns dias - o que foi motivo de preocupação.


Também um bebê ficou doente, mas felizmente sua mãe foi vista amamentando-o recentemente. Após as intervenções medicamentosas os gorilas foram se recuperando e em 22 de janeiro pareciam bem segundo os médicos do Gorilla Doctors. Embora sejam veterinários de formação, eu prefiro chamá-los de médicos porque não tenho nenhuma dúvida de que gorilas são pessoas.

Conheça e apoie o trabalho do Gorilla Doctors. Acesse Gorilla Doctors - Mountain Gorilla Veterinary Project & Centro de Saúde da Vida Selvagem da UC Davis Gorilla Doctors

Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal, apaixonada por gorilas das montanhas (escrevendo sobre eles desde 2009)

jornalistafatima4.wixsite.com/sosterra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grupo de gorilas das montanhas enfrenta metapneumovírus humano

Do Natal para cá as coisas não andaram muito bem para o grupo Kwitonda de gorilas das montanhas. Os 19 membros vivem no Parque Nacional de V...