domingo, 25 de janeiro de 2026

Abaixo-assinado contra massacre de gatos na Nova Zelândia. Assine!!!


Milhares de gatos na Nova Zelândia e também Austrália estão na mira de massacres por meio de envenenamento e caça com arma de fogo. Embora tratem esses gatos como selvagens, na verdade são gatos domésticos que foram abandonados ou que se perderam de suas casas próximas de florestas e seus descendentes. Mas ainda que fossem naturalmente selvagens, nada justifica essa perseguição insana e cruel.

A alegação é que os gatos estão exterminando diversas aves nativas, mas ninguém fala do desmatamento e queimadas (frequentes nos dois países) que roubam dessas aves local para ninhos e fonte de alimentos. É mais fácil culpar os gatos que enfrentar a forte indústria agropecuária, dentre outras, que acabam com o meio ambiente propício para animais nativos.

Em face disso, foi criado um abaixo-assinado pedindo ao governo da Nova Zelândia que não permita a caça dos gatos, inclusive por crianças. Há competições incentivando meninos e meninas a matarem a pauladas os gatos, filhotes, gatas gestantes... é uma brutalidade ensinada aos menores de idade.

No ano passado inúmeros cientistas atestaram que há métodos de controle populacional humanitários e muito mais eficazes. 

Por favor, assine a petição clicando em https://c.org/kbbJB2Gq9Y 

A tradução do texto do abaixo-assinado segue abaixo:

Nova Zelândia permite competições anuais de caça a gatos, ao mesmo tempo que planeja incluir gatos selvagens no programa Predator Free 2050, visando, na prática, sua completa erradicação.

Gatos selvagens — muitos dos quais são animais de estimação abandonados ou seus descendentes — enfrentam capturas, envenenamento e abate em todo o país. As competições de caça não apenas normalizam, como também recompensam a violência, ensinando crianças e comunidades que a crueldade é aceitável, enquanto alimentam a obsessão da sociedade com a violência e seu contínuo desrespeito pelo valor da vida.

Como escritora e defensora ferrenha dos animais, eu, Viola Di Grado, peço ao governo da Nova Zelândia que suspenda a erradicação letal de gatos selvagens e proíba as competições de caça. Também os exorto a adotar alternativas humanitárias e baseadas na ciência, como os programas de Captura, Esterilização e Devolução (CED), castração, microchipagem e manejo responsável de animais de estimação.

Por que isso importa:



A erradicação letal de animais inocentes não é apenas moralmente inaceitável, mas também causa extremo sofrimento. Iscas envenenadas, armadilhas e tiros são frequentemente dolorosos, lentos e indiscriminados. Competições de caça incentivam ainda mais a crueldade, ensinando às comunidades que ferir animais é entretenimento. Existem alternativas humanitárias e eficazes para proteger a vida selvagem, respeitando o bem-estar animal.

Esta petição é apoiada pela organização sem fins lucrativos americana de proteção aos gatos, Ally Cat Rescue, que pressionou a decisão do programa Predator Free 2050 contra a caça de gatos selvagens no início de 2025, por meio de uma carta assinada por 178 cientistas, veterinários e especialistas em controle animal. A carta citava evidências científicas de que a erradicação de gatos selvagens em toda a Nova Zelândia é uma meta desumana e impossível, enquanto campanhas de esterilização em larga escala seriam mais eficazes. Nenhum dos destinatários da carta respondeu.

Assine esta petição para defender os gatos, promover a compaixão e acabar com a crueldade na Nova Zelândia.

Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal

jornalistafatima4.wixsite.com/sosterra

Um comentário:

Abaixo-assinado contra massacre de gatos na Nova Zelândia. Assine!!!

Milhares de gatos na Nova Zelândia e também Austrália estão na mira de massacres por meio de envenenamento e caça com arma de fogo. Embora t...