sábado, 6 de junho de 2020

As doenças de cães e gatos têm muito a ver com o estado emocional e ambiente em que vivem


"Ai que gostoso!!!" - é o que parece pensar (e sentir) o gatinho da foto. Isso se chama "equilíbrio físico e emocional". Quando há um desequilíbrio causado por uma situação estressante, de medo, por alimentação inadequada ou mesmo por uma doença viral, muita coisa muda no sensível organismo dos bichinhos.

Coceiras frequentes, dores que se espalham pelo corpo, queda de pelo, diarréias e sensibilidade gástrica. Muitas doenças e sintomas que afetam cães e gatos têm fundo emocional e também podem estar intimamente ligados ao ambiente no qual o bichinho vive. Por isso a "consulta integrativa" - um termo ainda novo para muitos tutores de animais - busca analisar cada cachorro e gato levando em consideração sua personalidade, seus hábitos, sua casa e nutrição.

A veterinária Viviane Reis, da Clínica Integrativa Pet, explica: “Não é possível atender os animais apenas de forma alopática, enxergando a doença e não o doente. Percebi que era necessário olhá-los como um todo e não em partes”.

É importante explicar que Medicina Veterinária Integrativa não é a mesma coisa que Medicina Alternativa: "Não dispensamos o uso da medicação alopática ou convencional, mas completamos com acupuntura, homeopatia e fitoterapia, entre outras terapias”, acrescenta a veterinária.


O cãozinho Vishnu (foto acima), de 13 anos, por exemplo, foi tratado de forma integrativa por Viviane: "Ele chegou na Integrativa Pet em agosto de 2019 depois de retirar um melanoma oral e estava fazendo quimioterapia. Também tinha displasia coxofemural, uma doença de má formação genética. Mudei a dieta do cãozinho para uma alimentação mais natural e voltada para animais com câncer. Começamos a fazer fitoterapia chinesa para reequilibrar o organismo e homeopatia específica para o câncer”, continua a veterinária.


Além disso, para combater a dor gerada pela displasia, Vishnu fazia semanalmente acupuntura e ozonioterapia. “Mesmo se tratando de um câncer agressivo, Vishnu está indo muito bem, sem a volta dos sintomas”, comenta Viviane que é também formada em homeopatia e acupuntura.

A Integrativa Pet fica na Rua Ministro Gastão Mesquita, 443, Perdizes (SP). Telefone (11) 9 9424-4286.  Saiba mais acessando o SITE AQUI
Instagram https://www.instagram.com/integrativapet/

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora www.miaubookecia.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...