terça-feira, 31 de outubro de 2023

Série Império dos Chimpanzés prova que chimpanzés são praticamente pessoas. Imperdível!


Imagine duas tribos numa remota parte do planeta disputando a mesma floresta com estratégias de guerra o que inclui "patrulha" de fronteiras e ataques "surpresa". Imagine que essas tribos têm guerreiros e também guerreiras... que possuem líderes há anos no poder e jovens que quando chegam na puberdade dizem adeus a sua comunidade porque precisam formar família em outras tribos, afinal, relacionamento com parentes poderia originar problemas de saúde nos bebês.

Imagine ainda cenas de raiva, solidariedade, carinho mútuo, companheirismo e até traição. 

Ok. Agora imagine que tudo isso acima não se refere a tribos de humanos, mas de chimpanzés  numa região chamada Ngogo na Uganda (África) e que fazem da série "Chimp Empire" ou Império dos Chimpanzés da Netflix um dos melhores documentários da atualidade.




Dirigida por James Reed, o mesmo de "Professor Polvo" (que foi um sucesso!), vale muito a pena assistir cada um dos quatro capítulos.

E atenção: é tudo REAL! Cada uma das situações aconteceu nos últimos anos diante de dezenas de câmeras instaladas no reduto dos chimpanzés. Claro que com centenas de horas de filmagem há necessidade de se editar o material e narrar os acontecimentos em sua ordem cronológica, mas todas as brigas, amizades e guerras são reais e muito, muito parecidas com o que os humanos fazem.

Reparem nas expressões faciais tão nítidas, tão humanas. Existe toda uma complexa comunicação sonora... conversas em voz baixa ou discussões aos berros.

Reparem nos gestos, nos olhares e nas atitudes "pensadas" para se conseguir o que deseja seja comida, sexo, proteção, aliados ou poder.


Algumas das cenas que mais chamam a atenção são as "patrulhas". O líder convoca seus guerreiros e eles partem em fila indiana para vigiar e defender seu território.  Pegue uma cena de filmes da Era Viking e compare: é simplesmente igual! Os chimpanzés se embrenham na floresta, em silêncio, com os olhos atentos, camuflados e esperam o momento certo de agir.

E as cenas de ternura entre mães e filhos são impagáveis!


Tem chimpanzé que deixa o grupo só para cuidar de outro que fora banido, que está doente ou ferido.

Nessa série você poderá ver de perto todo um sistema social e político que nada tem a ver com instinto e sim com vida em grupo altamente complexa.

Por isso que eu sempre disse e continuo dizendo que macacos são pessoas, especialmente os grandes primatas como chimpanzés, gorilas e orangotangos. 

Veja o trailer:



Fotos Divulgação

Texto: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista e escritora, consultora da @BuscaCats  😻e fundadora da Editora www.miaubookecia.com 🐶🐱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...