sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Os animais são também vistos como vítimas das guerras. Uma pequena mas importante luz!


As guerras se tornaram "bem" piores, mais fatais, com armas mais letais e de longo alcance. Isso é fato. O grau de atrocidade não diminuiu dos primórdios da humanidade pra cá.... infelizmente. Civis ainda são alvo de massacres, torturas, sequestros e sequer poupam bebês, crianças e gente indefesa. 

Mas tem alguns avanços, felizmente. Um deles é que, com um mundo inteiramente conectado, pessoas de qualquer parte do planeta podem se unir e se mobilizar para ajudar as vítimas de países em guerra. A solidariedade ganhou muito com o advento da internet.

Foto matéria do UOL cujo link segue no texto

A outra coisa relativamente nova e muito boa é que os animais, sejam domésticos ou que estão em zoológicos, passaram também a ser vistos como vítimas da guerra e incluídos nos resgates como, por exemplo, tem acontecido com o transporte aéreo de cães e gatos de famílias brasileiras que estavam em Israel.

Aliás, a tutora de uma cachorrinha que voltou para o Brasil num dos aviões da FAB, disse que foi justamente a cadelinha que tranquilizou as crianças durante o vôo. Nesse mesmo avião estavam ainda três gatos. Veja matéria do UOL acessando AQUI e AQUI

Nas redes sociais têm circulado vídeos de moradores da Faixa de Gaza salvando animais de escombros. Veja matéria da BBC (foto de abertura) acessando AQUI 

Foto de matéria do UOL cujo link é citado neste artigo

Vi uma reportagem com um rapaz que se encontra em Israel, próximo da região em guerra, e que não pretende deixar o país, inclusive, por causa de seus animais. Ele disse que, além da esposa e filhos, a família também conta com vários animais, o que dificultaria a retirada de todos em segurança. Então eles preferem ficar na zona de perigo.

Forte isso, não? 

Isso acontece muito, mas muito mesmo na Ucrânia, como aliás já publiquei nesse blog anteriormente. Inclusive muitos soldados estão cuidando de animais nas regiões em guerra.

Tem muita gente na Ucrânia arriscando a própria vida para salvar cães e gatos que foram abandonados, que estão feridos, famintos ou que tiveram suas famílias mortas. Pelo instagram é possível entrar em contato com esses grupos de resgate na Ucrânia, conforme matérias que podem ser vistas acessando AQUI e AQUI


No começa da guerra na Ucrânia também vimos muita gente carregando seus cães e gatos na fuga para abrigos subterrâneos e para outros países.

PENSE:

MAS... Por que ainda existe guerra por questões politicas, religiosas e econômicas?

Soma-se a essa outra pergunta: por que tanto empenho do homem na sofisticação do armamento de guerra?

Estando num estágio evolutivo mais avançado que todas as demais espécies do planeta (pelo menos do ponto de vista intelectual) , não seria natural estarmos livres de guerras? Afinal, evolução não combina com destruição em massa.

Pelo menos para mim é difícil acreditar num planeta tão bonito, que tem tudo para ser perfeito, mas que é dominado por uma espécie (a humana) capaz de tantas coisas horríveis. A Terra é tão maravilhosa que tem água, comida e espaço para todo mundo... para todas as criaturas sejam humanas ou não.

Então as guerras parecem apontar que a evolução intelectual não tem qualquer ligação com a evolução "social, moral, espiritual" etc. Pode-se ir para Marte ao mesmo tempo em que inocentes são massacrados na Terra.

Foto Pixabay free

Quem se sente de outro planeta levanta a mão!

Eu me lembro que quando era criança já me preocupava em estar num mundo como a Terra. Bem... eu estava com 8 ou 9 anos e tinha acabado de ler "O Pequeno Príncipe". Talvez influenciada pelo livro, que narra os questionamentos de um menino perante coisas simples da vida, eu me sentava todo fim de tarde no quintal do prédio na esperança de uma nave espacial vir me resgatar.

Como eu, talvez alguns de vcs já tenham tido essa sensação de não pertencer a esse lugar que parece tão primitivo em alguns aspectos. Eu praticamente nada sabia da vida ainda... não tinha enfrentado guerra nem terremoto... era apenas uma menininha moradora de SP, mas que achava ter sido deixada "aqui" por algum engano e que acalentava a esperança de voltar para um  mundo mais evoluído onde todos pudessem conviver em paz... todas as espécies.

Achava que sentada no quintal no fim do dia, quando mais ninguém por ali circulava, ficaria mais "visível" às naves de resgate vindas da minha verdadeira Terra... num outro  planeta.

O resgate não veio. Então escolhi ser jornalista para ajudar em algumas questões desse tempo e, em especial, em assuntos ligados aos animais. Por isso escrevo sobre eles e me preocupo com a situação deles desde novinha.

E de lá para cá vejo cada vez mais pessoas com essa mesma conduta... gente de todas as idades se dedicando a criar um mundo melhor para todos.

Foto Pixabay free

Infelizmente, parece que a guerra tem um poder que se renova em todas as partes do globo terrestre.  E nem mesmos conselhos internacionais que deveriam repelir qualquer tipo de guerra conseguem deter essa violência que atravessa milênios.

As razões para se fazer guerra, curiosamente, são praticamente as mesmas para não detê-las quando elas explodem: razões politicas e especialmente econômicas.

Parece que os terráqueos, a cada dois degraus que sobem no avanço tecnológico descem três no campo afetivo/coletivo. 

O lado bom disso tudo é que tem cada vez mais gente solidária neste mundo e cada vez mais crianças melhores nascendo para povoar a Terra.

Texto: Fátima ChuEcco, jornalista e escritora

Um comentário:

  1. Estamos sempre numa luta que parece desleal...enquanto alguns tentam fazer desse planeta um lugar melhor, tantos outros têm atitudes primitivas que vão na contramão dessa evolução! Mas vamos seguindo firmes no nosso propósito...

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...