Se você gostou desse simpático Papai Noel vale a pena saber quem o fez. Foi pintado com a boca de Bárbara Correa da Silva, uma jovem de Duque de Caxias (RJ) que teve os movimentos dos membros inferiores e superiores prejudicados devido a uma doença. Aos 9 anos de idade Bárbara já pintava com a boca e hoje, aos 24, faz parte da APBP - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, localizada em SP.
Todos os anos os artistas confeccionam cartões e adornos de presentes para o Natal e os vendem como forma de continuar o trabalho proposto pela associação. A entidade, que só no Brasil reúne 55 artistas plásticos, ressalta que "não é uma instituição de caridade e não se qualifica para a assistência caritativa" . Para seu fundador, Erich Stegmann, a palavra “caridade” era tão abominável como a palavra “pena”.
A APBP começou em
1956 quando Erich, que pintava com a boca, reuniu um
pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus com o objetivo que ganhassem o seu próprio sustento por meio de seus trabalhos artísticos. O grupo cresceu e hoje tem
Juntando suas habilidades criativas com uma visão de negócios, Stegmann fundou a Associação como uma organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos.
No Brasil, muitos dos membros dão palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, mostrando o trabalho feito pela Associação e as possibilidades disponíveis para as pessoas com deficiência.
Artista Rosaleen Moryarty
ACESSE:
No site www.apbp.com.br é possível ver muitas outras obras e também um breve descritivo de cada artista.
Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora
Instagram @miaubookecia
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário