quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Lindos Cartões de Natal pintados com a boca e os pés. Você precisa ver!

Se você gostou desse simpático Papai Noel vale a pena saber quem o fez. Foi pintado com a boca de Bárbara Correa da Silva, uma jovem de Duque de Caxias (RJ) que teve os movimentos dos membros inferiores e superiores prejudicados devido a uma doença. Aos 9 anos de idade Bárbara já pintava com a boca e hoje, aos 24,  faz parte da APBP - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, localizada em SP.

Todos os anos os artistas confeccionam cartões e adornos de presentes para o Natal e os vendem como forma de continuar o trabalho proposto pela associação. A entidade, que só no Brasil reúne 55 artistas plásticos, ressalta que "não é uma instituição de caridade e não se qualifica para a assistência caritativa" . Para  seu fundador, Erich Stegmann, a palavra “caridade” era tão abominável como a palavra “pena”.

A APBP começou em 1956 quando Erich, que pintava com a boca, reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus com o objetivo que ganhassem o seu próprio sustento por meio de seus trabalhos artísticos. O grupo cresceu e hoje tem aproximadamente 800 artistas em 75 países ao redor do mundo.

Artista Mariusz Maczka

Juntando suas habilidades criativas com uma visão de negócios, Stegmann fundou a Associação como uma organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos.

No Brasil, muitos dos membros dão palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, mostrando o trabalho feito pela Associação e as possibilidades disponíveis para as pessoas com deficiência. 

                                                      Artista Rosaleen Moryarty

ACESSE:

No site www.apbp.com.br é possível ver muitas outras obras e também um breve descritivo de cada artista.


 
Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora

Instagram @miaubookecia

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, de cultura e turismo, especializada em animais de estimação. Presta consultoria sobre gatos perdidos e desenvolve fotolivros literários com crianças e animais.  Seu cãozinho ou gatinho também pode ter um fotolivro MI-AU Book todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com 

.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...