domingo, 5 de dezembro de 2021

Técnicas que ajudaram Minerva a voltar para casa depois de 13 dias


Como muitos gatos que se perdem ficam nas proximidades de suas próprias casas, convém adotar procedimentos que facilitem seu retorno e os mantenham vivos. Assim, duas técnicas são importantes: todas as noites colocar areia com xixi dele ou dos demais gatos da família na frente e fundos da casa, e criar pontos de alimentação ao redor do quarteirão para alimentá-lo caso ele esteja por perto, mas ainda sem saber como voltar.

Além disso, manter uma forte conexão com o gatinho perdido é essencial. Isso é possível pensando bastante nele principalmente antes de dormir.  A conexão impulsiona sonhos que podem dar pistas da onde ele está e sua intuição tende a ficar mais aguçada.

Foi tudo isso e muito mais que Luca Cerillo, de SP, fez para rever sua gatinha Minerva.  Depois de 13 dias ela conseguiu voltar. Estava magra, mas inteira. 

"Estava faminta e comeu tudo que viu pela frente. Comida de gato, dos cachorros... Creio que ela entrou pelo portão da frente onde tínhamos feito um rasgo na tela justamente esperando que ela passasse por alí", conta.


Fui testemunha do esforço que Luca empregou para encontrar Minerva e espero  que o caso dele inspire outras pessoas.

Como consultora sobre gatos perdidos, muitas vezes sinto que os tutores não estão muito dispostos a procurar o gato de forma intensa adotando o máximo de técnicas possíveis. Alguns vasculham toda a vizinhança, mas só fazem isso uma ou duas vezes e depois desistem.

Vou citar um exemplo simples: suponhamos que no seu quarteirão exista uma casa abandonada e que vc tenha ido lá umas duas, até três vezes procurar seu gato desaparecido. Mas como não o viu nunca mais voltou lá. E se o seu gato resolveu escolher aquela mesma casa como abrigo uns dias depois de vc desistir de procurá-lo naquele lugar? 

Perseverança

Quando dei consultoria ao Luca imediatamente percebi que ele estava um passo à frente da maioria dos tutores que procuram por gatos perdidos: ele havia criado uma rotina de busca que não tinha data para encerrar. Isto é, ele saía todo dia e também de noite à procura de sua gatinha, falava frequentemente com vizinhos, espalhava cartazes, visitava locais onde algumas pessoas achavam tê-la visto, abastecia os pontos de alimentação noturnos (conforme pedi para ele fazer) e se conectava com ela.

Luca não decidiu fazer isso por uma semana. Ele decidiu seguir com a rotina de busca quanto tempo fosse necessário. 

E havia um entusiasmo na voz dele como se, mesmo distante da gatinha, um fio o mantivesse ligado a ela... um fio que qualquer hora uniria novamente os dois. 

"Quando concentrei minhas buscas perto de casa fiquei mais calmo e eu sentia que estava próximo de encontrá-la. Tentei colocar todo mundo em casa nessa mesma vibração de esperança".

É raro eu atender alguém com esse espírito de luta. Claro que é natural as pessoas ficarem chateadas, desanimadas, sem forças... descrentes quando um gato praticamente "evapora". Mas é preciso abraçar uma rotina de "busca estratégica" mesmo sofrendo por dentro. 


Anos atrás, quando eu não tinha a experiência que tenho hoje, passei 37 dias procurando minha gata. A saga virou fotolivro (foto acima). Logo na primeira semana as pessoas me disseram para eu desistir porque já era caso perdido. Mas algo lá dentro de mim cutucava para eu continuar. 

Eu saía atrás de minha gata todas as manhãs antes de ir para o trabalho, à noite e aos finais de semana. Até mesmo em noite de chuva, eu saía para abastecer os pontos de alimentação pelo quarteirão porque eu sabia que talvez um desses pontos fosse a única chance da minha gatinha se alimentar naquela noite. 

Demorou para trazê-la de volta, mas valeu cada minutinho empregado na busca.

Façam com Luca: empenhem-se em procurar o gatinho perdido a pé, principalmente de dia para enxergar pontos onde ele possa estar preso ou escondido. Cartazes e postagens são essenciais, mas também tem que procurar e se conectar.

Grupo Gatos Perdidos e Encontrados em SP

Administro esse grupo onde tutores podem postar seus gatinhos perdidos, mas onde também devem checar postagens de gatos encontrados. São muitas as postagens de pessoas que resgataram algum gato ou que andam avistando algum gato que parece estar perdido.

No grupo tem também um Guia com dicas para encontrar gatos perdidos. E caso desejem uma consultoria personalizada, eu presto pelo zap 11 94682-6104. Analiso a situação da fuga, fotos e vídeos para uma busca mais estratégica.


Texto: Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 

Instagram @miaubookecia

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, de cultura e turismo, especializada em animais de estimação. Presta consultoria sobre gatos perdidos e desenvolve fotolivros literários com crianças e animais.  Seu cãozinho ou gatinho também pode ter um fotolivro MI-AU Book todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...