terça-feira, 4 de dezembro de 2012

LIVRO SOBRE A FAUNA DE CAMPINAS



Tetra Pak patrocina livro sobre fauna 
Se tem uma coisa que eu admiro é a iniciativa de empresas que acolhem autores de livros como esse, sobre a fauna, que ensina às crianças amor e respeito aos animais, além de incutir também conhecimento sobre os bichos brasileiros. Após dois anos de observações e um intenso trabalho de campo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Tetra Pak patrocina o livro “Monte Mor, a vida às margens do Capivari”. Ilustrada pelo famoso pintor naturalista Tomas Sigrist e com fotos de Arthur Macarrão, a obra será distribuída para escolas municipais e estaduais da região de Campinas e de Monte Mor (SP).
 
São 400 páginas com 200 fotografias, 300 ilustrações e dados detalhados dos animais encontrados às margens do rio Capivari. Suçuarana, jaguatirica, veado-mateiro, além de diversos répteis, mamíferos, aves e anfíbios raros, inclusive alguns ameaçados de extinção. De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, a ideia de registrar a rica biodiversidade local, surgiu após a recuperação da área de mata nativa do clube da Tetra Pak em Monte Mor. 
“Após a plantação de 1.200 árvores, decidimos patrocinar um projeto de mapeamento da biodiversidade, a fim de verificar a quantidade e as espécies de animais e plantas que ocupam o local. Tudo isso para incentivarmos a preservação ambiental e promovermos a educação ambiental nos municípios da região, pois o Rio Capivari é um importante fornecedor de água para vários municípios e sua preservação é fundamental”, afirma Fernando.
Segundo Tomas Sigrist, além da visualização dos animais, a utilização de materiais específicos garante a qualidade da obra. “Com o uso do pastel seco, por exemplo, é possível reproduzir com perfeição a textura do pelo aveludado de algumas espécies de mamíferos retratados no livro, como é o caso da suçuarana”, afirma o artista. 

Em 2010 a Tetra Pak patrocinou também uma trilogia literária sobre o Projeto Mucky. Na ocasião a ONG, que realiza um trabalho único no Brasil com saguis e bugios vítimas do tráfico e maus-tratos, fazia 25 anos de luta. Tive o prazer de coordenar as obras que além de encantadoras histórias (reais) contadas pela fundadora da ONG Lívia Botar, tinha também fotos dos "hóspedes" do santuário que fica em Itu (SP). Os livrinhos ainda podem ser adquiridos pelo site www.projetomucky.com.br onde é possível também conhecer o impressionante trabalho feito pelos primatas brasileiros. Foto abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...