quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PARABÉNS ANDA!!!


A ANDA - primeira e única agência de notícias focada em direitos animais - completou quatro anos de um excelente trabalho repleto de colaboradores de diversas partes do país e também do exterior. Jornalistas, escritores, artistas e profissionais de diversos setores colaboram para que a ANDA seja uma vitrine diária de tudo o que acontece no Brasil e no mundo dentro da causa animal. São reportagens, videos, cobertura de eventos, artigos e muitas bandeiras erguidas em defesa dos animais. Matérias corajosas, de denúncia... conseguindo, por diversas vezes, conquistas até então inimagináveis.

Comecei a escrever para a ANDA desde seu início, em 2009, como uma forma de divulgar a triste situação que viviam os gorilas-das-montanhas da República Democrática do Congo - uma causa que abracei em 2007 quando houve o terrível massacre de uma família inteira de gorilas, com duas pequeninas sobreviventes que foram encontradas pelos guardas florestais e levadas para a sede da ONG Gorilla CD.  E quanto mais lia sobre os gorilas do Congo, mais me apaixonava por eles e estudava a fundo seu comportamento e riscos que corriam... e correm até hoje. Veja em http://www.anda.jor.br/17/05/2012/gorilas-das-montanhas-enfrentam-fogo-cruzado-entre-rebeldes-e-forcas-do-governo

Mais tarde passei a escrever matérias diversas sobre animais e a cobrir algumas manifestações como a realizada esse ano pelos beagles usados em experiências dolorosas (veja em http://www.anda.jor.br/16/08/2012/defensores-de-animais-protestam-neste-domingo-contra-uso-de-caes-em-testes-de-laboratorio). A ANDA publicou também esse ano uma série de matérias minhas sob o título "Matadores de Animais - Assim começa a carreira de um psicopata" - que contou com pesquisa e entrevistas obtendo uma boa repercussão. O capítulo sobre Crianças Perversas foi curtido por mais de 4 mil pessoas e contou com mais de 70 comentários (veja em http://www.anda.jor.br/05/06/2012/criancas-perversas-um-mal-que-precisa-ser-cortado-pela-raiz).

A ANDA tem esse poder de informar, conscientizar e motivar ações de defesa e respeito aos animais. Participa de eventos internacionais e serve de fonte/referência para muitos outros veículos que tenham animais na pauta. Como jornalista e ativista da causa animal, gosto de fazer parte dessa equipe de pessoas compromissadas. Quando escolhi fazer jornalismo (e essa escolha surgiu logo na infância) eu sabia que a profissão deveria estar lincada a uma missão... uma forma de contribuir para um mundo melhor, mais justo e ético. Não sou perfeita e talvez passe por essa existência sem tirar nota 10, mas faço o que posso para plantar sementes de uma mundo mais igualitário para humanos e não-humanos.

P.S: que gostoso estar no logo da ANDA abaixo (na letra A... rsrsrs)
Na foto que abre esse post estou em um programa infantil falando sobre gorilas-das-montanhas em 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...